Fundep apresenta iniciativas de destaque em PD&I no ENACOOP 2025

Categoria: Eventos, Mover

Como parte do ENACOOP 2025, realizado nos dias 6 e 7 de agosto em Florianópolis (SC), as coordenadoras de programas prioritários do Mover (Fundep, SENAI, EMBRAPII, FIESC e BNDES) apresentaram projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que se destacaram no 1º Ciclo de atividades (2019-2024). O evento permitiu mostrar os avanços alcançados e reforçar a importância da articulação entre diferentes atores do ecossistema de inovação. 

Os 20 estandes foram distribuídos no saguão da sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), local de realização do evento, de forma que o público pudesse circular livremente, conhecer todas as iniciativas e trocar de informações. Coordenadores e representantes dos projetos de PD&I ficaram à disposição para apresentar os resultados das pesquisas, esclarecer dúvidas e realizar demonstrações, oferecendo uma experiência prática do que cada iniciativa estava desenvolvendo. 

Levar os projetos para o ENACOOP 2025 também reforça a transparência na aplicação dos recursos aportados por meio da política pública do Mover. O público pôde acompanhar de perto como os investimentos foram utilizados e quais impactos já estão sendo gerados no setor. Além disso, o evento criou a oportunidade de conhecer e se relacionar com outros projetos, promovendo o compartilhamento de experiências e a identificação de possíveis colaborações e uso coletivo de recursos, fortalecendo o ecossistema de PD&I. 

Conheça os projetos da Fundep que participaram do evento: 

Ferramentas Manufaturadas Aditivamente – FERA

  • Programa Prioritário: Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas 
  • Proponente Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 
  • Aporte Fundep: R$ 5,9 milhões 
  • ICTs Associadas: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (ISI Laser); e  Instituto Fraunhofer IPK de Berlim. 

O projeto Ferramentas Manufaturadas Aditivamente – FERA teve grande adesão do setor automotivo. O projeto reuniu 26 empresas participantes para apoiar no desenvolvimento e validação de tecnologias de manufatura aditiva (MA) metálica para aumentar a competitividade no setor de ferramentarias brasileiras. Os principais resultados alcançados pelo FERA foram a elaboração de método de semiautomatização do reparo de ferramentas; a otimização topológica com redução de 30% na massa de ferramenta; e ganho de 8% a 20% no tempo de injeção a partir de moldes complexos viabilizados por manufatura aditiva. 

Demonstradores 2.0

  • Programa Prioritário: Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas 
  • Proponente: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 
  • Aporte Fundep: R$ 33,4 milhões 
  • ICTs Associadas: Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), Fundação Getúlio Vargas (FGV) 

Os demonstradores funcionam como modelos práticos para avaliar capacidades e validar processos, tecnologias e produtos no setor de ferramentarias. Os resultados da primeira fase do Demonstradores, que abrigou os projetos DEMESTAA e MISCAE, com coordenação geral do ITA, e do DECOLAB, coordenado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apontaram oportunidades de melhorias e desafios tecnológicos e organizacionais. No projeto Demonstradores 2.0, as intuições executoras analisam os gargalos e dão tratativas para questões que abrangem dimensões como financeiro, tecnologia e gestão. 

Demonstrador do processo de manufatura aditiva em areia de fundição para geometrias complexas – DMA2F

  • Programa Prioritário: Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas 
  • Proponente: SENAI-SC 
  • Aporte Fundep: R$ 9,9 milhões 
  • ICTs Associadas: Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, Universidade Federal de Santa Maria, Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica – ISI SIM, Centro de Inovação e Tecnologia SENAI – CIT, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  

O projeto contribui de forma relevante para a implantação da tecnologia de impressão 3D em areia de moldes e machos no Brasil, fortalecendo a competitividade e toda a cadeia automotiva e agrícola. A produção do lote piloto do demonstrador permite identificar gargalos metodológicos e operacionais da tecnologia. O trabalho envolve a implementação e otimização das etapas do ciclo de vida de peças fundidas em moldes de areia fabricados por manufatura aditiva, além do desenvolvimento de uma tecnologia nacional para produção de moldes e machos e de métodos para integrar essa solução aos processos tradicionais de fundição. Essa integração impulsiona a modernização e eleva a competitividade da indústria de ferramentaria, fundição e das cadeias automotiva e agrícola.

Desenvolvimento de uma metodologia para projeto, verificação e validação da função Controle Eletrônico de Estabilidade

  • Programa Prioritário: Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular 
  • Proponente: Universidade de Brasília (UNB) 
  • Aporte Fundep: R$ 1 milhão 

O projeto contribui para o processo de virtualização e desenvolvimento de funções de segurança ativa, especialmente o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Atende a uma demanda específica do setor automobilístico e da sociedade relacionada ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e fornecimento dessa função, gerando redução de custos e do tempo de desenvolvimento. A construção de um simulador estático veicular é uma entrega central do projeto. Do ponto de vista técnico, o simulador viabiliza o desenvolvimento ágil e integrado de modelos e controladores, com uma plataforma projetada para oferecer funcionalidades equivalentes em hardware e software de simulação. 

Desenvolvimento de sistemas de pós-queima e de evaporação e aquecimento da unidade de processamento de etanol (EPU) para aplicação integrada com célula a combustível de óxido sólido (SOFC)

  • Programa Prioritário: Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular 
  • Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 
  • Aporte Fundep: R$ 1,49 milhões 

O projeto desenvolve os sistemas auxiliares de pós-queima, aquecimento e evaporação para habilitar a operação integrada de uma unidade de processamento de etanol de 5 kW com uma célula a combustível de óxido sólido (SOFC), aplicável à bioeletrificação veicular. Entre os principais resultados, estão os protótipos do queimador de pós-queima e do sistema de aquecimento e evaporação, integrados ao reformador de etanol, a análise da eficiência energética da arquitetura de integração proposta e a formação de recursos humanos técnicos qualificados. 

Pesquisa e Desenvolvimento de Powertrain Elétrico de Alto Desempenho para Automóveis 

  • Programa Prioritário: Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular 
  • Proponente: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  
  • Aporte Fundep: R$ 1 milhão
  • ICT Associada: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 

O projeto desenvolve um powertrain elétrico de alto desempenho voltado para veículos elétricos, reunindo a criação da máquina elétrica, do inversor e do sistema de gerenciamento de baterias (Battery Management System – BMS). Cada um desses componentes traz soluções inovadoras e, quando integrados a um banco de baterias, formam um conjunto capaz de atender tanto à conversão de veículos a combustão para elétricos quanto à tração de novos modelos leves, pesados ou agrícolas. O resultado é um sistema que combina elevada densidade de potência e de conjugado, alto rendimento, tolerância a falhas e segurança operacional. Além do desempenho técnico, o projeto abre caminho para aplicações comerciais, com destaque para a conversão combustão–elétrica de veículos leves.

Programa de Aprendizado Federado de Máquina para Veículos Conectados

  • Programa Prioritário: Linha VI – Conectividade Veicular 
  • Proponente: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 
  • Aporte Fundep: R$ 27 milhões 

Este projeto cria um ambiente para viabilizar aplicações avançadas de aprendizado com veículos conectados, de maneira a fazer melhor uso dos dados coletados. Dessa forma, a sociedade, a indústria e os governos podem desenvolver aplicações avançadas, que colaborem para ampliar a conectividade da cidade, a partir de um grande volume de dados. A plataforma Flautim gera modelos globais sem que os dados gerados pelos veículos sejam expostos, garantindo a privacidade dos cidadãos, o segredo industrial e não penalizando as redes de comunicação sem fio ao evitar a transferência de grandes volumes de dados. 

Conecta 2030 – Ecossistema conectado e cooperativo para detecção de pedestres em travessias

  • Programa Prioritário: Linha VI – Conectividade Veicular 
  • Proponente: Associação Cultural de Renovação Tecnológica de Sorocaba (FACENS) 
  • Aporte Fundep: R$ 4,5 milhões 
  • ICTs Associadas: Technische Hochschule Ingolstadt (THI), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade de São Paulo Campus de São Carlos (USPSC). 

O projeto desenvolve um sistema de detecção de usuários vulneráveis da via (VRU) por meio da tecnologia C-V2X, implantada no campus da Facens para formar um ecossistema conectado e cooperativo baseado em três pilares: conectividade, inteligência artificial e gêmeos digitais. A inteligência artificial identifica e classifica os elementos da mobilidade, enquanto a conectividade integra os sensores e transmite informações em tempo real com confiabilidade e segurança. Esse conjunto de recursos permite a criação de um gêmeo digital do campus, capaz de simular situações de risco sem envolver pessoas. A validação ocorre com a aplicação de um freio autônomo de emergência (Autonomous Emergency Brake – AEB), acionado pela detecção de um VRU em perigo. O uso do gêmeo digital possibilita testar diferentes cenários antes da implementação no ambiente real, atendendo aos requisitos de segurança previstos na norma ISO/PAS 21448:2019 para o funcionamento do AEB

O PROGRAMA MOVER

O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação) é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que visa ampliar as exigências de sustentabilidade na frota automotiva, além de impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística. 

SOBRE OS PROGRAMAS PRIORITÁRIOS

O Mover reduz o Imposto de Importação para fabricantes que importam peças e componentes sem similar nacional, desde que invistam 2% do total importado em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em “Programas Prioritários” na cadeia de fornecedores.   

As coordenadoras revertem os recursos aplicados pelas empresas contribuintes em iniciativas de desenvolvimento tecnológico e inovação para a cadeia automotiva. Os objetivos das iniciativas estão alinhados ao compromisso de promover o setor automotivo, por meio do desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias mais sustentáveis e com foco na neoindustrialização e ampliação do nível de nacionalização do veículo.

Conheça os programas prioritários:

  • SENAI  

Alavancagem de Alianças para o setor Automotivo veicular  

  • Embrapii  

P&D para a Cadeia de Fornecedores de Mobilidade e Logística  

  • Finep  

Finep 2030  

  • Fundep  

Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas  

Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular  

Linha VI – Conectividade Veicular  

  • BNDES  

Estímulo à descarbonização da mobilidade e da logística 

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