A Chamada Pública de adesão ao projeto “Núcleo de Competências em Engenharia de Superfícies para Ferramentarias do Setor Automotivo” selecionou 14 empresas da indústria automotiva para colaborar na iniciativa que pode aumentar a competitividade brasileira frente aos concorrentes internacionais.
Executado pelo Laboratório de Materiais (LabMat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto, que tem duração de 36 meses, irá desenvolver uma unidade de tratamento de superfície por nitretação a plasma voltada para ferramentas de estampagem de grande porte utilizadas pela indústria automotiva.
A iniciativa faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), e prevê aporte total de até R$ 17 milhões.
As inscrições foram avaliadas a partir da aderência do escopo aos objetivos da chamada, relevância e impacto da proposta no projeto, capacidade técnica e infraestrutura, contrapartida econômica e técnica, além da viabilidade e sustentabilidade da proposta. A expectativa é de que os Termos de Adesão sejam assinados até o dia 23 de março.
SOBRE A LINHA IV DO PROGRAMA MOVER
O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), iniciativa do Governo Federal, é voltado para a promoção de sustentabilidade no setor automotivo, com foco em mobilidade verde e inovação tecnológica. O principal objetivo do programa é estimular o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes para a frota automotiva brasileira, visando reduzir o impacto ambiental e fortalecer a competitividade da indústria automotiva no país.
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.
[sibwp_form id=9]