O Conecta Mais é uma das iniciativas da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, coordenada pela Fundação de Apoio a UFMG (Fundep), para atender às necessidades de uma importante área da indústria nacional.
A plataforma é um ponto de convergência de ferramentarias, fornecedores, assessores e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). O ambiente virtual foi lançado há cerca de um ano e já apresenta resultados para as empresas que participam das ações propostas.
Confira a história da Kishima Ferramentaria, mais um case de sucesso do Conecta Mais, desta vez, da região de Campinas.
CONECTA EM CAMPINAS: SOLUÇÕES PARA OS DESAFIOS DE UM POLO INDUSTRIAL
A chegada do Conecta Mais em Campinas antecede o lançamento da plataforma. A iniciativa ainda operava em modo “analógico” quando as primeiras ferramentarias aderiram à proposta de melhoria do setor.
Denis Maurício é agente de relacionamento da plataformae destaca que a região possui uma gama de empresas, cada uma apresentando características e desafios únicos. Entretanto, o local também enfrenta desafios significativos. Um dos principais deles se repete nos diferentes polos industriais apoiados pelo Conecta Mais: a escassez de mão de obra qualificada, intensificada pela aposentadoria de profissionais experientes, que deixaram suas posições sem a devida renovação da força de trabalho.

A região é caracterizada por uma diversidade que se reflete na atuação das ferramentarias. Aqui, a presença de montadoras como Hyundai, GM e Toyota exige um padrão elevado de competitividade.
UMA OPORTUNIDADE PARA A INOVAÇÃO
Antes de aderir ao Conecta Mais, a Kishima Ferramentaria, empresa da região de Campinas, passava por uma situação organizacional crítica, com atrasos nas entregas e um declínio severo na captação de novos projetos. O quadro se agravou com a internação do fundador, que gerenciava a ferramentaria há mais de 30 anos.
A atuação do Conecta Mais na Kishima foi acompanhada pela administradora da empresa, Aline Kishima. Ela contou com o apoio de um consultor indicado para dar início a um processo de transformação interna, por meio das jornadas.
Como funciona uma jornada?
Após validação do cadastro, as ferramentarias acessam a plataforma digital e iniciam uma jornada rumo à inovação e produtividade. O agente de relacionamento do Conecta Mais visita a ferramentaria e aplica o Teste de Maturidade Tecnológica para identificar oportunidades de melhoria.
Com esses dados é possível entender as principais necessidades da empresa e focar em uma solução prioritária. Após a definição, um fornecedor qualificado é selecionado e as mudanças começam a ser implementadas. Ao final do processo, o agente de relacionamento audita os resultados obtidos em conjunto com a empresa e mantém o acompanhamento para monitorar os ganhos futuros e/ou iniciar uma nova jornada.
Essa implementação é realizada com apoio da Fundep, sem custo para a ferramentaria.

O consultor trouxe uma visão técnico-operacional e uma empatia pela nossa história familiar. Nos ajudou a entender que precisávamos implementar mudanças cruciais para o futuro da empresa.
A consultoria começou com a implementação da metodologia 5S, passando pelo desenvolvimento de um planejamento estratégico e o mapeamento dos processos. O fornecedor destaca que, ao entrar na Kishima, identificou necessidades imediatas de organização e melhorias no setor administrativo, com destaque para a falta de um sistema de planejamento e de uma clara definição de funções.
A partir da jornada criada, foram estabelecidos cinco pilares fundamentais para a reestruturação: limpeza, organização, arrumação, padronização e disciplina. Esses aspectos ajudaram a trazer uma nova dinâmica ao ambiente de trabalho. O consultor realizou, com o apoio de empregados da Kishima, um diagnóstico embasou o planejamento estratégico a partir da metodologia BMG. Com isso, a empresa foi mapeada, com a definição de recursos necessários e atividades principais.

A contratação do consultor trouxe uma nova perspectiva, permitindo a reorganização de processos e um retorno ao foco em ferramentaria especializada, revertendo um cenário que caminhava para uma linha de serviços de usinagem geral.
A NOVA CULTURA E O IMPACTO NO FATURAMENTO
A consultoria proporcionou à Kishima uma nova mentalidade, mais preparada para a dinâmica do mercado. Isso se deve ao entendimento da importância de planejar o trabalho e não simplesmente adaptar as máquinas conforme a demanda, uma característica comum às gestões de ferramentarias antes das jornadas do Conecta Mais.
Após a consultoria, a empresa conseguiu triplicar o faturamento. O impacto positivo foi visível nos números e no reconhecimento da Kishima como referência na produção de ferramentas para a indústria automotiva.
Os resultados também foram sentidos na cultura organizacional da Kishima, já que a colaboração e o compromisso da equipe foram fundamentais para a implementação das novas práticas.

Agora, temos um planejamento estruturado, sabemos exatamente quais ferramentas e materiais precisamos para atender às demandas dos clientes. Com essa nova abordagem, melhoramos s nossa produtividade e elevamos o nível de satisfação dos clientes. A transformação foi impressionante! Nossos colaboradores estão mais engajados e focados no trabalho. O sentimento de equipe voltou a florescer, e isso é algo que eu nunca havia experimentado antes.
CRIANDO UMA BASE SÓLIDA PARA O FUTURO
A partir do diagnóstico de maturidade, teste aplicado ao integrar a plataforma, e periodicamente após isso, os agentes de relacionamento e fornecedores do Conecta Mais podem definir soluções a curto, médio e longo prazo.
No caso da Kishima, foi possível resolver problemas imediatos para, posteriormente, estabelecer um caminho para o crescimento sustentável e a construção de um futuro promissor para a empresa.
A Kishima reconhece que o processo de mudança está apenas começando. Para 2025, a empresa tem planos ambiciosos de crescimento e expansão, investindo em novas tecnologias para digitalizar as operações e melhorar a gestão da produção. O objetivo é manter um faturamento elevado e criar processos mais eficientes, possibilitando entregas de qualidade superior, seguindo prazos cada vez mais rigorosos.
FOCO NA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
O impacto do Conecta Mais se estende à forma como a Kishima gerencia a satisfação do cliente. Com a nova dinâmica, a empresa passou a gerar Relatórios de Não Conformidade (RNCs) para tratar erros e gerar aprendizado. Essa medida aumenta a eficiência ao mesmo tempo em que garante que a ferramentaria esteja pronta para atender da melhor forma possível.
Foi desenvolvido um novo fluxo de trabalho, desde a prospecção de clientes até a entrega, de forma a aprimorar a eficiência operacional, ajudar a reconquistar a confiança dos clientes antigos e a captar novos
Com o Conecta Mais, a tendência é que o mercado comprador de ferramentas, moldes e estampos seja cada vez mais contemplado pelas mudanças estabelecidas, formando uma nova cultura setorial de inovação e colaboração.
É possível observar que a troca entre as ferramentarias na região de Campinas está crescendo, graças às parcerias e ao compartilhamento de experiência que o Conecta Mais promove, permitindo que as empresas aprendam umas com as outras e cresçam coletivamente.

O programa já nos posicionou entre as 100 maiores ferramentarias do Brasil, o que nos dá um orgulho imenso. Nossos clientes agora nos veem como uma solução confiável, e temos certeza de que isso é apenas o começo.
Sobre a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais.
Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro das ações dos programas prioritários que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.
[sibwp_form id=9]
Services
Cras a elit sit amet leo accumsan volutsudisse.