A União Europeia decidiu banir os carros a combustão, sejam eles a diesel ou gasolina, a partir de 2035. E qual o futuro da transição energética no Brasil? Este é o ponto de partida do curso online “Desvendando Tecnologias da Eletrificação de Transportes”, oferecido pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A inciativa é subsidiada pela Linha V do programa Rota 2030 – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).
De acordo com professor da Unicamp, Hudson Zanin, que coordena o curso, a mobilidade de carga e de pessoas está sofrendo uma transformação ao redor do mundo. “Qual é a melhor solução para o Brasil? Nós devemos passar por um processo de não produzir mais veículos à combustão? Nós temos uma indústria automotiva bastante robusta, que representa parte significativa no PIB e gera empregos. Estamos falando de um tema que pode provocar uma desindustrialização. Muito do desenvolvimento nacional depende da mobilidade” explica.
Com corpo técnico composto por pesquisadores da Unicamp, o curso irá abordar os detalhes do ciclo de vida das tecnologias e apresentar as vantagens, desvantagens e desafios da bio-eletrificação. “Vamos entrar em detalhes técnicos das tecnologias. O que tem dentro da bateria, porque ela mantém carga, porque funciona ou não sob calor. Vamos talar também das células a combustível de óxido sólido, dos reformadores, e pensar na cadeia de fornecedores destes dispositivos. Como são produzidos, se emitem CO2 ao longo da extração, do refino e da produção. Vamos destacar o que representa o bioetanol. O curso fará também uma reflexão ambiental, social e comercial destas tecnologias”, destaca o professor Zanin.
As inscrições vão até o dia 5 de abril. O investimento total é de R$ 180,75 por aluno, com disponibilização de vagas gratuitas. Clique aqui para mais informações e inscrição.
CHAMADA DE FORMAÇÃO
A curso é subsidiado por meio da Chamada Pública de Formação 01.2022 da Linha V do Rota 2030, que selecionou propostas para a promoção de capacitação de curta duração de ensino à distância (EAD). O objetivo é a capacitação em escala nacional de profissionais de nível superior, técnicos, tecnólogos e estudantes de graduação, que atuam ou pretendem atuar em mobilidade relacionada ao segmento automotivo no âmbito de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.
SOBRE O CURSO
Realização: Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp
Inscrição: Até 05/04/2023
Modalidade: Online
Carga horária: 16 horas
Datas das aulas: 15, 16, 29 e 30/04. De 10h às 17h.
Pré-requisito: nível médio completo.
Público-alvo: Engenheiros, técnicos, graduados em áreas diversas.
Professor responsável: Hudson Giovani Zanin
Professores do curso: Hudson Giovani Zanin, Carlos Antônio Rufino Júnior, Fabio Coutinho Antunes, Gustavo Doubek, João Pedro Aguiar Dos Santos e Rafael Felipe Vicentini.
Informações e inscrição: Clique aqui
Temas das aulas:
- Aula 1: Bioetanol x Transição Elétrica
- Aula 2: Reformadores de Bioetanol
- Aula 3: Células a combustível de óxido sólido
- Aula 4: Atual estado da arte de baterias de Li-Ion
- Aula 5: Discussão: baterias de LI-s X Presença no mercado
- Aula 6: O que são e quais são as funcionalidades dos supercapacitadores?
- Aula 7: Sistemas de recarga tipo 2Life e baterias de fluxo Redox
- Açula 8: Introdução ao ciclo de vida
SOBRE A LINHA V
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como objetivos gerais oferecer ao mercado opções de eletrificação do powertrain veicular que tenham alta eficiência energética, utilizem biocombustíveis para a geração de energia e se adequem ao contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento. O intuito é promover o desenvolvimento da indústria nacional, menor custo ao consumidor e a redução da emissão dos gases de efeito estufa.
Por meio da conexão entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs) será possível oferecer carros mais eficientes e seguros, além de tornar a indústria automotiva nacional mais competitiva com o desenvolvimento de novas tecnologias.
A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).