Fundep tem participação confirmada em evento técnico de engenharia automotiva para apresentar as iniciativas do programa Rota 2030
Nos dias 18 e 19 de agosto, a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) vai participar do XIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva: “A contribuição da cadeia automobilística na descarbonização.” O evento acontece no Expo Center Norte Centro de Convenções, na cidade de São Paulo, e é considerado pelo setor como o principal palco de exibição tecnológica: são mais de 40 palestras técnicas, talk shows, painéis de debate, mostra e exposições tecnológicas, dentre outras atrações.
Trata-se de um evento anual realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), com o objetivo de reunir representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, produtores e fornecedores de equipamentos do setor automotivo, empresas produtoras de combustíveis e distribuidoras, acadêmicos e estudantes em geral.
São dois dias de apresentações e a expectativa é receber 1.200 participantes para conferir conteúdos técnicos sobre as inovações tecnológicas em prol da mobilidade. A equipe da Fundep vai apresentar as iniciativas das linhas do programa Rota 2030 que coordena: a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, e a linha VI – Conectividade Veicular.
Confira a programação da Fundep no evento:
Palestra: Contribuição das PPPs na Descarbonização
Dia: 19/08 (quinta-feira)
Horário: 11h35 às 12h05
Com: Ana Luisa Lage – Fundep
Para Ana Luisa, “o encontro é uma oportunidade para tratar os principais pontos que estão sendo executados no âmbito do Programa Rota 2030 para a descarbonização, tal como o estudo “do berço ao portão”, que trata da avaliação do ciclo de vida de veículos leves fabricados no país, e também as iniciativas para NMOG. Nossa expectativa enquanto, coordenadora de três linhas do Rota 2030, é ampliar a divulgação do trabalho que vem sendo executado e atrair empresas e universidades para colaborarem nos estudos de descarbonização”.
Graduada em Química e com Pós-doutorado pela Université de Rennes 1, Ana Luisa Lage possui mais de 10 anos de experiência em P&D, atuando principalmente na área de catálise. Atualmente atua na área de Gestão de Programas da Fundep, no âmbito da linha V do programa Rota 2030 – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
Espaço Fundep: Os interessados em saber mais sobre o programa Rota 2030 terão a oportunidade de conversar com a equipe da Fundep. A Fundação de Apoio da UFMG terá um estande disponível nos dois dias do evento para receber o público presente, esclarecer dúvidas e fomentar parcerias entre a academia e profissionais da cadeia automotiva.
SOBRE A LINHA IV
O setor ferramenteiro está em destaque no programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, coordenada pela Fundep, visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.
A Coordenação Técnica e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).
SOBRE A LINHA V
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.
A Coordenação Técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
SOBRE A LINHA VI
A Linha VI – Conectividade Veicular visa promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.
O programa prioritário busca estimular a produção de tecnologias vinculadas à conectividade veicular, tendo quatro principais áreas temáticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
A Coordenação Técnica é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).