Nessa quarta-feira (07/07), a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) reuniram os coordenadores das pré-propostas classificadas na 1ª Etapa da Chamada Pública de PD&I 01/2021, da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030. A Live Conecta Rota: Vitrine Tecnológica teve o objetivo é gerar mais conexões entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas para a submissão das proposta definitivas.
Foram apresentadas quatro pré-propostas classificadas na 1ª Etapa da Chamada Pública de PD&I. É possível conectar-se às pré-propostas pela plataforma Conecta Rota. Os proponentes têm até o dia 30 de julho para formalizar a composição de instituições parceiras e submeter as propostas definitivas.
Conheça abaixo as pré-propostas:
Pré-proposta:
Melhoria da competitividade das ferramentarias através de Montagem e Tryout mais eficazes de moldes de injeção
- Proponente: UFSC
- Coordenador: Régis Kovacs Scalice
OBJETIVO:
Este projeto tem por objetivo apresentar soluções tecnológicas para problemas observados em diferentes fases de Montagem e Tryout de moldes de injeção. Mais especificamente, o projeto estuda e propõe um conjunto de técnicas para auxiliar no planejamento, projeto e fabricação do molde visando redução de custos relacionados ao uso de materiais e tempos de setup e processamento. No tocante ao Tryout, o projeto objetiva a elaboração e aplicação de um método para a validação de parâmetros internos do molde de injeção como critério de aprovação do tryout baseado em sensoriamento do molde e/ou análise não invasiva. Assim, o projeto visa, em seu resultado final, apoiar um processo de feedback de informações (parâmetros) para o setor de projetos do molde derivadas de práticas que resultem na redução da necessidade da realização de ações de acabamento para correção de erros observados durante a realização dos testes do molde.
PREENCHA O FORMULÁRIO:
Pré-proposta:
Uma nova concepção na produção de moldes para injeção de polímeros
- Proponente: UFRN
- Coordenadora: Salete Martins Alves
OBJETIVO:
Este projeto tem como objetivo melhorar o desempenho e reduzir o custo e prazo de fabricação de moldes e matrizes para injeção de polímero através da proposta de alteração dos processos envolvidos na produção do molde. Estas alterações consistem em propor materiais alternativos para o molde, tais como as ligas fundidas resistentes a abrasão e a corrosão. Por se tratar de ligas apropriadas para o processo de fundição, o molde pode ser fundido próximo as dimensões finais (fundição near net shape), o que reduzirá significativamente o tempo de usinagem e o desperdício de material. Além disso, propõe-se que o processo de usinagem seja realizado com aplicação de fluido criogênico na região de contato peça-ferramenta (usinagem criogênica) em substituição aos fluidos de corte convencionais normalmente utilizados e que estratégias de usinagem capazes de reduzirem o tempo de corte e a melhoria da integridade superficial da cavidade do molde sejam aplicadas.
PREENCHA O FORMULÁRIO:
Pré-proposta:
DEMALAP – Demonstrador de Molde em Alumínio para Alta Produção
- Proponente: Senai Cimatec
- Coordenador: Valter Estevão Beal
OBJETIVO:
O projeto “Demonstrador de Molde de Alumínio para Alta Produção”, denominado DEMALAP, objetiva demonstrar a viabilidade do uso de ligas de alumínio como material base para a fabricação de moldes de injeção voltados para alta produtividade, visando competitividade global no ciclo de vida da peça termoplástica injetada.
PREENCHA O FORMULÁRIO:
Pré-proposta:
Nacionalização de matrizes de aço ferramenta para estampagem a quente de peças para o segmento automotivo
- Proponente: Unicamp
- Coordenadora: Paula Fernanda da Silva Farina
OBJETIVO:
Desenvolver a cadeia de ferramentarias brasileiras, utilizando o parque de equipamentos já existente, capacitando-a para a furação de canais de refrigeração das matrizes para estampagem a quente, partindo de um projeto de molde já existente, com foco na nacionalização da produção das matrizes para estampagem a quente.
PREENCHA O FORMULÁRIO:
SOBRE O ROTA 2030
O Rota 2030 é um programa do Governo Federal com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.
Com metas mensuráveis, cada ciclo do Programa conduzirá as empresas em uma trajetória de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos.
Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.
SOBRE A LINHA IV
O setor ferramenteiro está em destaque no Programa Rota 2030. A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.
A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia de ferramentarias.
A coordenação técnica da Linha IV é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).