MDIC, Fundep e SENAI promovem lançamento de Chamada de Projetos Estruturantes

Categoria: Linha IV, Linha V, Linha VI, Mover

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) divulgam, nesta quarta-feira (24/07), às 11 horas, novos recursos para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), antigo Rota 2030.

Serão mais de R$ 250 milhões em projetos colaborativos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) capazes de mudar o patamar tecnológico e produtivo da cadeia automotiva brasileira.

O evento, com transmissão pelo Youtube, terá a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramirez; do presidente da CNI, Ricardo Alban; e representantes da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

PROGRAMA MOVER

O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa do Governo Federal que substitui o Rota 2030, e assume o papel de impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas da mobilidade e logística no Brasil. Com um enfoque na neoindustrialização do país, o programa promove ativamente a pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional.

A atuação da Fundep, na liderança de três programas prioritários, está alinhada à política pública de neoindustrialização, orientada por um processo de inovação e reestruturação produtiva. O objetivo principal é impulsionar a competitividade do setor e a presença das indústrias da cadeia automotiva nacional no cenário global.

Para alcançar esse propósito, a Fundação atua como elo conector das necessidades da cadeia automotiva nacional com o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas com foco em economia circular, promoção da eficiência energética, redução de emissões e estímulo à nacionalização de componentes na fabricação de veículos. Ao integrar essas iniciativas, a organização busca não só fortalecer o setor automotivo nacional, mas também contribuir para um futuro mais sustentável, com desenvolvimento econômico e social e atenção aos atuais desafios da sociedade.

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das ações dos programas prioritários que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

Compartilhe: