Chamada de Nucleação destina até R$30 milhões para projetos na área de Biocombustíveis

Categoria: Linha V

Nesta quarta-feira (10/12), a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) publicou a Chamada Pública de Nucleação, uma inciativa da Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do programa Mover. Serão destinados até R$ 30 milhões em projetos voltados para a formação dos Núcleos de Tecnologias (NTs).

Podem submeter propostas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que tenham participado como Instituição Executora Proponente ou Associada em projetos da Linha V. O prazo de submissão de propostas vai até 30 de janeiro, às 17 horas.

A iniciativa tem como objetivo promover a integração e a complementaridade das competências desenvolvidas nos projetos da Linha V, consolidando e ampliando o avanço tecnológico em áreas estratégicas para a indústria automotiva nacional.

A primeira temática de Nucleação é de Biocombustíveis, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para sistemas de combustão alimentados a etanol. A Chamada propõe uma articulação nacional para fortalecer áreas estratégicas do setor automotivo, impulsionando ganhos de eficiência energética e contribuindo para o cumprimento de metas ambientais por meio do uso sustentável de biocombustíveis.

A construção da chamada foi realizada de maneira colaborativa, a partir da realização do Workshop In Lab, em Campinas-SP, em junho, que reuniu pesquisadores que já desenvolvem projetos na Linha V para iniciar a mobilização em prol da cooperação entre iniciativas de pesquisa.

Dúvidas podem ser enviadas para chamadas@fundep.com.br. 

Sobre o processo de nucleação

Nuclear projetos de uma área específica faz com que os projetos, que poderiam estar focados em temáticas difusas ou concorrentes, elaborem propostas de cooperação capazes de mitigar questões centrais para um setor, como no caso do Mover. 

Além de caminhar na mesma direção, essas propostas passam a ter melhor aproveitamento de recursos, potencial de gerar soluções, produtos ou ganhos de eficiência, bem como estar mais conectadas à sociedade e suas demandas, promovendo maior expressividade. A organização em coletivos também beneficia a escalabilidade dos resultados, a atração de parceiros para fases mais complexas do desenvolvimento e maior captação de recursos. 

No caso do Mover, é esperado um avanço do portfólio de atendimento setorial, a partir da integração e complementaridade das competências desenvolvidas nos projetos da Linha V, consolidando e ampliando o avanço tecnológico em áreas estratégicas para a indústria automotiva nacional.

Conheça o formato de seleção 

A Chamada Pública está estruturada em ciclos de nucleação, que são rodadas temáticas para seleção dos núcleos ao longo de sua vigência. Cada ciclo aborda temas prioritários identificados para a Linha V e alinhados aos mapeamentos conduzidos pela gestão do Programa Mover. Para cada temática, será selecionado um núcleo de pesquisadores. Cada tema contará com critérios e cronograma específico de publicação e contratação. 

A analista de Programas, Janaina Silva, considera que esse é mais um passo dado em direção aos objetivos traçados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na criação do Mover. “Estamos em um momento de maior maturidade de trabalho, e a Chamada de Nucleação vai de encontro às necessidades que identificamos ao longo das discussões com pesquisadores e instituições. A proposta é fortalecer conexões, aproveitar melhor as competências instaladas e avançar em soluções que façam sentido para a indústria e para o país”, afirma.

Segundo ela, a expectativa é que a formação dos Núcleos de Tecnologias estimule colaboração contínua, amplie o impacto das pesquisas e prepare o setor para desafios que exigem visão integrada e capacidade de entrega.

Próximos passos 

Dando continuidade ao trabalho iniciado no In Lab Campinas, a primeira temática de Nucleação terá foco em Biocombustíveis. O objetivo é desenvolver tecnologias para sistemas de combustão alimentados a etanol. A iniciativa propõe uma articulação nacional para fortalecer áreas estratégicas do setor automotivo, impulsionando ganhos de eficiência energética e contribuindo para o cumprimento de metas ambientais por meio do uso sustentável de biocombustíveis. 

Oportunamente, serão lançadas Chamadas Públicas de Nucleação para as temáticas Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. Para não perder nenhuma publicação acompanhe nosso blog e nosso perfil no LinkedIn. 

SOBRE A LINHA V DO MOVER

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do Programa Mover, tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva. 

Liderada pela Fundep, A Linha V tem coordenação técnica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Compartilhe: