Ausência de conectividade em veículos desafia mercado automotivo

Categoria: Linha VI, Mover

A ausência de sistemas de conectividade em veículos representa um grande desafio para o mercado automotivo atual. Enquanto proprietários enfrentam obstáculos para acessar importantes atualizações de software, montadoras têm dificuldade em alcançar veículos que não realizam revisões em suas concessionárias. 

O “Projeto e Implementação de Dispositivo Seguro para Atualização Over-The-Air (OTA) de Firmwares em ECUs Veiculares (VEHICLE_OTA)” surge em resposta à demanda. A iniciativa estratégica visa oferecer uma alternativa tecnológica nacional para a atualização remota de firmwares em veículos não conectados, tendo sido aprovada em chamada pública de PD&I no dia 15 de dezembro de 2023 e fazendo parte da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa de Mobilidade Verde (Mover), coordenado pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).

“O VEHICLE_OTA visa desenvolver uma solução nacional inovadora para atualizações de software via OTA tanto para veículos leves como para comerciais. O projeto não só atenderá às exigências de segurança mais recentes dos órgãos reguladores, mas também formará recursos humanos capacitados em tecnologias de hardware e software para atualizações OTA e de segurança, em níveis de graduação e pós-graduação, prontos para o mercado de trabalho”, explica o coordenador-geral do projeto e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Abel Guilhermino da Silva Filho.

Atualmente, apenas 17 das principais montadoras do mundo fazem atualizações em todas as unidades de controle eletrônicas (ECUs) veiculares. “Mesmo assim, a maioria se restringe a ECUs de navegação e entretenimento, representando menos de 10% do total. A complexidade e os aspectos de segurança envolvidos são desafios significativos. A proposta do VEHICLE_OTA busca suprir essa lacuna, oferecendo uma solução acessível, segura e eficiente para manter os veículos atualizados, mesmo sem soluções originais de fábrica”, diz Filho.

Entre os objetivos específicos do projeto, os principais são:

-Projeto e implementação de um módulo eletrônico que permita conexão via interface OBD do veículo usando tecnologia BLE e o protocolo UDS visando atualização segura over-the-air por meio de um smartphone.

-Implementação de mecanismos segurança, como algoritmos de criptografia e sistemas  de detecção e prevenção de intrusão, para os modelos V2D (Vehicle-to-Device) e V2C (Vehicle-to-Cloud) visando garantir aspectos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade dos dados, além de os tornar computacionalmente eficientes, dadas as limitações dos sistemas embarcados;

-Projeto e implementação de um aplicativo para smartphone utilizando tecnologia BLE, permitindo que proprietários de veículos possam realizar o download e a instalação de atualizações de software em módulos eletrônicos do veículo;

-Integração de conectividade entre o veículo, o módulo eletrônico e o smartphone;

-Testes e validações da conectividade veicular, com o módulo eletrônico-smartphone utilizando-se de uma plataforma Hardware-In-the-Loop (HIL) e em ambiente  operacional.

O projeto 

No contexto brasileiro, o projeto se destaca como uma iniciativa crucial para alinhar o setor automotivo com a economia verde emergente. Além disso, ao integrar sensores automotivos e técnicas avançadas de inteligência artificial, possibilita o monitoramento preciso das emissões de carbono dos veículos, transformando a maneira como entendemos e gerenciamos o impacto ambiental dos automóveis.

Para o pesquisador e professor de Pós-Graduação do Inmetro, Wilson S. Melo Jr., tal iniciativa é importante para o setor automobilístico brasileiro porque estuda um tema de grande interesse para a indústria e, por consequência, para o instituto, em uma perspectiva de eficiência energética de veículos em circulação. “Conhecer tal informação é primordial para promover o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização alinhadas à agenda ESG, bem como políticas públicas de redução de emissões”, afirma.

Desenvolvimento do projeto

Com duração de 18 meses, o projeto VEHICLE_OTA contará com a participação da UFPE, a proponente, e da Universidade de Brasília (UnB). As empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), PSA, TIM e Embeddo atuarão como parceiras, junto com as fundações de apoio FADE e FINATEC. A execução ocorrerá no Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes (LIVE) da UFPE e no Laboratório de Sistemas e Controle (LABISCO) da UnB, que oferecem infraestrutura adequada para o desenvolvimento. O projeto recebeu aporte de R$ 1.499.930,95 da Fundep.

“As ações serão desenvolvidas em oito etapas, incluindo a contratação de equipe, o levantamento de requisitos, o projeto e a implementação de artefatos de hardware e software, testes, validação e design do produto final. A gestão das atividades será feita localmente pelas unidades da UnB e da UFPE, com coordenação-geral da UFPE”, diz Filho.

Expectativas

Espera-se que, ao fim dos 18 meses, sejam desenvolvidos protótipos de hardware e software em nível TRL6, integrados a um veículo real para atualização Over-The-Air (OTA) de uma ECU veicular. As soluções pretendem estar na vanguarda do conhecimento, atendendo aos mais recentes requisitos de segurança do setor automotivo, além de garantir conectividade e segurança com tecnologias de ponta e viabilidade econômica.

Para o professor, o avanço tecnológico proporcionado pelo VEHICLE_OTA promete aumentar a competitividade da indústria automotiva brasileira no mercado global. “Com essa solução, proprietários de veículos terão acesso facilitado a atualizações tecnológicas, participando mais ativamente do processo de manutenção e atualização de seus carros, beneficiando condutores, frotistas e montadoras ao reduzir custos e aumentar a eficiência”.

SOBRE O PROGRAMA PRIORITÁRIO 

O Programa Prioritário de Conectividade Veicular busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A frente de atuação irá estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.

Liderado pela Fundep, o Programa Prioritário Conectividade Veicular tem coordenação técnica a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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