Linha V: Fundep divulga resultado final da Chamada Pública de Formação 01/2021

Categoria: Linha V

A Fundep divulgou nesta quinta-feira, 8, o resultado final da Chamada Pública de Formação 01/2021 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030. Foram selecionadas nove (09) propostas, com a expectativa de capacitar até 750 pessoas. O investimento total será de R$ 300 mil.

Ao todo, foram recebidas 28 proposições. A chamada selecionou propostas para a promoção de cursos de curta duração de ensino à distância (EAD) em três Eixos: I – BIO: Bioenergia Eficiente Aplicada ao Setor dos Transportes; II – CONSEV: Condução Segura e Eficiente de Veículos e; III – PAC: Propulsão Alternativa à Combustão. Cada eixo apresenta linhas de atuação específicas.

A professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ludmila Silva, que integra a coordenação técnica da Linha V, destaca que as propostas aprovadas contemplam cursos de capacitação e aprimoramento que cobrem diversos e conceitos e aplicações importantes dos eixos de biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular, visando assim a ampliação do conhecimento dos profissionais destas áreas.

“O eixo de propulsão alternativa apresentou mais proposta devido ao cenário atual pela busca de conhecimento, principalmente em temas relacionados a veículos híbridos e elétricos. Assim, neste eixo foram aprovados cursos que vão desde os conceitos básicos aplicados até a eletrônica de potência e célula a combustível. Já no eixo de segurança, os cursos aprovados irão contribuir com o conhecimento na área de processo de homologação quanto instrumentação e visão autônoma. No eixo de biocombustíveis, terá cursos tanto sobre o conceito dos motores de combustão quanto a análise experimental do motor de combustão. Tendo assim nesta chamada excelentes proposta contemplas”, ressalta.

Ainda segundo Ludmila, outras propostas que não foram contempladas poderão ser submetidas futuramente em outras chamadas do programa.

Propostas selecionadas

Título: Aperfeiçoamento profissional – Introdução à Eletromobilidade
Proponente: SENAI-PR
Coordenador: Valério Mendes Marochi
Linha de Atuação: III.1- Conceitos de veículos elétricos e híbridos
Valor: R$ 30.000,00

Título: Biocombustíveis: conceitos e diferenciais, aplicações em sistemas de propulsão e desafios tecnológicos associados.
Proponente: SAE BRASIL
Coordenador: Mauro Carlos Andreassa
Eixo: BIO
Linha de Atuação: I.2- Motores de combustão interna com elevada eficiência para operação com biocombustíveis (etanol, biometano, biodiesel);
Valor: R$ 30.994,00

Título: Curso de Análise Experimental da Combustão de Biocombustíveis em Motores Leves
Proponente: ALFALAB
Coordenador: José Eduardo Mautone Barros
Eixo: BIO
Linha de Atuação: I.6 – Instrumentação, aquisição de dados e testes
Valor: R$ 40.000,00

Título: Verificação e Validação Virtual de Sistemas de Segurança Veicular
Proponente: OPC
Coordenador: Alberto Yassushi Shimahara
Eixo: SEG
Linha de Atuação: II.4 – Processo de homologação de funções de segurança veicular e de homologação virtual
Valor: R$ 39.998,54

Título: Diagnóstico e manutenção de veículos híbridos e elétricos
Proponente: FACENS
Coordenador: Maurício Miori
Eixo: PAC
Linha de Atuação: III.5- Diagnóstico e manutenção de veículos híbridos e elétricos
Valor: R$ 29.787,00

Título: Veículos Elétricos e Híbridos: Eletrônica de Potência e Sistemas de Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas
Proponente: UFSM
Coordenador: Cassiano Rech
Eixo: PAC
Linha de Atuação: III.4- Eletrônica de potência para veículos híbridos e elétricos
Valor: R$ 30.000,00

Título: Sistema de propulsão de célula (pilha) a combustível e tecnologias do hidrogênio
Proponente: FEI
Coordenador: Gerhard Ett
PAC
Linha de Atuação: III.6- Sistemas de propulsão com célula a combustível e sistemas embarcados em motores

Título: Modelagem e Teste de Software Embarcado Automotivo
Proponente: UFSC
Coordenador: Giovani Gracioli
Linha de Atuação: II.5- Instrumentação, aquisição de dados e testes de campo
Valor: R$ 29.922,35

Título: Visão Computacional para Direção Autônoma pela Abordagem de Modelos
Proponente: OPC
Coordenador: Alberto Yassushi Shimahara
Eixo: SEG
Linha de Atuação: II.8 – Conceito de Visão Computacional aplicada a direção autônoma
Valor: R$ 39.998,54

Linha V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).