Chamada Pública – Projeto VECTO

Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular

O projeto “Análise de Rotas Representativas Brasileiras para Simulação da Eficiência Energética na Ferramenta VECTO”, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular do Programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), tem como objetivo definir rotas representativas do território brasileiro que possam ser utilizadas na simulação de eficiência energética com a ferramenta VECTO (Vehicle Energy Consumption Calculation Tool).

A medição da eficiência energética em veículos pesados requer o uso de metodologias e ferramentas que permitam analisar e simular o consumo de energia de forma precisa. Nesse contexto, a ferramenta VECTO, desenvolvida pela Comissão Europeia, é uma referência consolidada para o cálculo do consumo de energia e das emissões de CO₂ desses veículos.

A iniciativa responde a uma demanda da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a uma solicitação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), alinhando-se aos esforços para aprimorar os processos de medição da eficiência energética e fomentar a descarbonização do transporte de cargas no Brasil.

As rotas a serem definidas deverão considerar as particularidades topográficas e de infraestrutura nacionais, além de refletir os padrões de operação e aplicação dos caminhões tratores pesados 6×2 e 6×4, amplamente utilizados no país.

QUAIS EMPRESAS PODEM PARTICIPAR

Empresas que tenham objetivo social e/ou atividade econômica relacionadas ao setor automotivo de caminhões tratores pesados 6×2 e 6×4 que possam contribuir, voluntariamente e gratuitamente, com os dados para o projeto.

Prazo de credenciamento: 26/09/2025

ENTREGA E RESULTADOS

ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

ETAPAS DE ADESÃO

1

Formulário

Preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado pela Fundep.
2

Avaliação

Análise do formulário enviado pela empresa e aferirão de aderência ao Projeto.
3

Retorno de avaliação

Devolutiva sobre a deferimento ou indeferimento do cadastro.
4

Recursos

Da decisão de indeferimento não caberá recurso.
5

Termo de Confidencialidade

Assinatura de Termo de Confidencialidade pela empresa cadastrada.

EXECUÇÃO DO PROJETO

A execução do projeto fica a cargo do Laboratório de Sistemas Integrados (LabSIn), da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Coordenadora Geral: Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva

FEM UNicamp
PRE_VERM

FORMULÁRIO DE ADESÃO

Preencha o formulário para avançar com o seu processo de adesão.

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular é um Programa Prioritário do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), do Govero Feredral, que desenvolve soluções em mobilidade com foco na eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a inovação de sistemas de segurança (ativa e passiva) para a preservação da integridade dos passageiros.

A iniciativa está alinhada ao processo de reestruturação e modernização do setor automotivo em um contexto de transformações tecnológicas, ambientais e sociais. O objetivo é estimular a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais para aumentar a competitividade por meio de iniciativas colaborativas. O foco é no desenvolvimento de uma economia circular no setor automotivo, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma abordagem mais sustentável para a produção industrial.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

SOBRE O MOVER

O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) é uma iniciativa do Governo Federal que substitui o Rota 2030, e assume o papel de impulsionar a modernização e a sustentabilidade nas áreas da mobilidade e logística no Brasil. Com um enfoque na neoindustrialização do país, o programa promove ativamente a pesquisa e inovação, contribuindo para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional.

A atuação da Fundep, na liderança de três programas prioritários, está alinhada à política pública de neoindustrialização, orientada por um processo de inovação e reestruturação produtiva. O objetivo principal é impulsionar a competitividade do setor e a presença das indústrias da cadeia automotiva nacional no cenário global.

Para alcançar esse propósito, a Fundação atua como elo conector das necessidades da cadeia automotiva nacional com o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas com foco em economia circular, promoção da eficiência energética, redução de emissões e estímulo à nacionalização de componentes na fabricação de veículos. Ao integrar essas iniciativas, a organização busca não só fortalecer o setor automotivo nacional, mas também contribuir para um futuro mais sustentável, com desenvolvimento econômico e social e atenção aos atuais desafios da sociedade.