A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, divulga o resultado preliminar do 3º ciclo da Chamada Pública de Novas Escolas (02.2024) da plataforma Rota in Curso.
O processo tem como objetivo ampliar a rede de instituições aptas a ofertar cursos de curta e média duração, nos formatos presencial, semipresencial ou de ensino a distância (EaD), voltados para a capacitação do setor ferramental. A expectativa da Chamada Pública é destinar até R$ 10 milhões para o desenvolvimento das formações selecionadas.
Participaram da chamada instituições de ensino, capacitação e formação profissional públicas ou privadas, associações e ICTs nacionais. As escolas contempladas assumem o planejamento, divulgação, organização e execução dos cursos, além da apresentação dos resultados. Para isso, é requerido que as organizações apresentem infraestrutura e equipamentos adequados à realização do plano de trabalho proposto. As propostas devem atender a uma das três linhas temáticas da chamada: gestão, técnico e inovação.
De um total de 148 propostas recebidas, são 49 aprovadas, 40 aprovadas com ressalvas e 09 encaminhadas para renovação. Com a publicação do resultado preliminar, abre-se prazo para recursos antes da divulgação do resultado final, previsto para o dia 03 de outubro.
As instituições aprovadas irão contribuir para fortalecer a base de conhecimento, tecnologia e inovação do setor ferramental brasileiro, em linha com os objetivos do programa Mover.
SOBRE A LINHA IV DO MOVER
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
