A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), coordenadora da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover, divulga o Resultado Preliminar da Chamada Pública de adesão de empresas ao projeto “Núcleo de Competências em Engenharia de Superfícies para Ferramentarias do Setor Automotivo”.
Foram pré-selecionadas 16 empresas do setor automotivo que irão participar da iniciativa com objetivo de diminuir a dependência de insumos produzidos no exterior e ampliar a competitividade de ferramentarias brasileiras. A expectativa de aporte é de R$ 17 milhões em 36 meses de execução.
A tecnologia envolvida no projeto aproxima as ferramentarias brasileiras do padrão de qualidade internacional, já que o tratamento de nitretação a plasma aplicado em ferramentais de estampagem aumenta a qualidade de acabamento superficial, promovendo maior autonomia das montadoras em relação ao mercado global.
A iniciativa é executada pelo Laboratório de Materiais (LabMat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde será desenvolvida uma unidade de tratamento de superfície por nitretação a plasma voltada para ferramentas de estampagem de grande porte utilizadas pela indústria automotiva.
O resultado final da chamada pública será divulgado no dia 27/01 (segunda-feira).
SOBRE O PROGRAMA MOVER
O programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), iniciativa do Governo Federal, é voltado para a promoção de sustentabilidade no setor automotivo, com foco em mobilidade verde e inovação tecnológica. O principal objetivo do programa é estimular o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e eficientes para a frota automotiva brasileira, visando reduzir o impacto ambiental e fortalecer a competitividade da indústria automotiva no país.
A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global.
Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global.
Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do programa Mover, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.
[sibwp_form id=9]