A Linha V– Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, programa prioritário do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), concluiu seu 1º ciclo de execução (2019-2024) com um marco significativo: 77 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltados para o avanço do setor de mobilidade. Sob a liderança da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), a iniciativa aporta R$ 173 milhões em investimentos, fomentando colaborações entre 63 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e 94 empresas da cadeia automotiva. Esse esforço conjunto viabiliza a aplicação das pesquisas no mercado, resultando em novos produtos, processos e serviços.
A Linha V está diretamente conectada ao processo de transformação e modernização do setor automotivo, considerando os desafios tecnológicos, ambientais e sociais do contexto atual. O programa busca estimular o desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais, ampliando a competitividade por meio de iniciativas colaborativas. O foco é a criação de soluções adaptadas à infraestrutura de abastecimento brasileira, promovendo menor custo ao consumidor e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
O professor do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e coordenador técnico da Linha V, Ronaldo Gonçalves, destaca que os projetos priorizam áreas temáticas construídas com base nas demandas tecnológicas do setor industrial. “Como resultado, a Linha V promoveu de forma incisiva o fortalecimento da interação universidade-indústria, permitindo maior efetividade e sucesso na execução das atividades. É importante destacar o desenvolvimento de pesquisa em áreas industriais essenciais, com benefícios para a cadeia automotiva nacional, e o avanço na maturidade tecnológica de produtos e processos não produzidos no país”, destaca.
Capacitação Profissional
Outro destaque do programa foi a contribuição para a formação de profissionais qualificados para o setor automotivo. No período, foram concedidas 1.370 bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e incentivo à inovação – um desempenho que superou a meta inicial em aproximadamente 470%. Esse investimento reforça a capacidade do setor de absorver inovações e melhorar sua produtividade.
Confira abaixo alguns mais resultados da frente de PD&I da Linha V:
NÚMEROS GERAIS DA FRENTE DE PD&I
Projetos: 77
Aportes Fundep: R$ 194 milhões
Contrapartidas: R$ 134 milhões
Empresas envolvidas: 94
ICTs envolvidas: 63
Bolsistas em projetos: 1.370
FCA FIAT CHRYLER Automóveis Brasil Ltda.
– 11 projetos
Robert Bosch Ltda.
– 11 projetos
AVL South América Ltda.
– 10 projetos
Marelli Sistemas Automotivos Indústria e Comércio Brasil Ltda.
– 7 projetos
Renault do Brasil S.A.
– 7 projetos
Mercedes-Benz do Brasil Ltda.
– 5 projetos
General Motors do Brasil Ltda.
– 4 projetos
CAOA Montadora de Veículos Ltda.
– 3 projetos
BMW do Brasil Ltda.
– 3 projetos
Supplier Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos Ltda.
– 3 projetos
Schaeffler Brasil Ltda.
– 3 projetos
Universidade de São Paulo – USP
– 21 projetos
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
– 20 projetos
Universidade Federal de Santa Maria
– 11 projetos
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
– 9 projetos
Universidade de Brasília – UnB
– 9 projetos
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
– 9 projetos
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A.
– 6 projetos
Universidade Federal do ABC – UFABC
– 6 projetos
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
– 4 projetos
Instituto de Pesquisas Eldorado
– 4 projetos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
– 4 projetos
EIXO: BIOENERGIA EFICIENTE APLICADA AO SETOR DOS TRANSPORTES
Projetos de desenvolvimento e aplicação de tecnologias, motores e componentes ligados a biocombustíveis para que toda a cadeia de fornecimento do setor automotivo possa obter e usufruir de soluções para o seu avanço. Tais tecnologias possibilitam que a aplicação dos biocombustíveis seja, cada vez mais, disseminada no mercado.
Quantidade de projetos: 28
Valor de aportes: R$ 68 milhões
Valor total de contrapartidas: R$ 87 milhões
Total de ICTs: 30
Total de Empresas: 36
Projeto de PD&I apresenta resultados de tecnologia em “motores verdes”
O projeto “Estudo experimental da tecnologia dual-fuel em motores de ignição por compressão utilizando diesel renovável (HVO/Farnesano) com etanol, hidrogênio ou biogás”, coordenado pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em parceria com a empresa FPT Industrial, teve sua fase experimental finalizada. A iniciativa é uma das contribuições da Linha V do Mover, coordenada pela Fundep, para a transição energética dos veículos utilitários e de maior porte e a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) nacionais.
O trabalho teve como objetivo principal aumentar a eficiência de conversão de combustível, reduzir as emissões de poluentes e desenvolver tecnologia com validação em motores da empresa FPT Industrial. O projeto contemplou a criação da infraestrutura para os ensaios na Unifei, o Laboratório de Ensaios em Motores de Combustão Interna com Novos Biocombustíveis (HVO, H2 e GNR).
Os esforços concentraram-se em duas frentes: ensaios em motor monocilíndrico diesel de 10 HP para testes em motores diesel em single-fuel e dual-fuel com combustíveis/biocombustíveis líquidos e gasosos, totalmente instrumentalizado; e ensaios em motor multicilíndrico de até 600 HP para motores de combustão interna com novos biocombustíveis (HVO, H2 e Gás Natural Renovável).
Os resultados indicam que o conjunto de soluções em combustíveis alternativos podem se complementar para o alcance dos objetivos. Eles foram apresentados durante a inauguração do laboratório e divulgados por meio de artigos científicos publicados em revistas internacionais de grande impacto.
EIXO: CONDUÇÃO SEGURA E EFICIENTE DE VEÍCULOS
Projetos de desenvolvimento de tecnologias para preservar a integridade física dos ocupantes de automóveis e aumentar a segurança e a eficiência dos veículos. Essas tecnologias devem aperfeiçoar e integrar os sistemas de segurança passiva e ativa, monitoramento, comunicação, atuação e controle presentes nos veículos atuais.
Quantidade de projetos: 20
Valor de aportes: R$ 37 milhões
Valor total de contrapartidas: R$ 18 milhões
Total de ICTs: 20
Total de Empresas: 24
SegurAuto promove adaptação de tecnologia importada às vias brasileiras
O aperfeiçoamento da tecnologia ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, na sigla em inglês) é de extrema importância para a eficiência dos dispositivos e sistemas que tornam a condução automotiva mais segura e responsiva. Esse é o foco do “Projeto e Desenvolvimento Integrado de Funções de Segurança Assistida ao Condutor e Ambiente para Veículos Autônomos (SegurAuto)”, em execução no âmbito da Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular do programa Mover, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).
De acordo com o coordenador-geral do projeto e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), João Justo, existe uma demanda crescente por segurança no mercado automotivo nacional: o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, posicionado atrás da Índia e da China. “O projeto visa aumentar a segurança no trânsito e na condução veicular por meio de sistemas de alerta, de auxílio ao motorista e de redução de danos pessoais e materiais, minimizando riscos de acidentes. Para além disso, destacamos que o desenvolvimento de funções ADAS traz avanços tecnológicos fundamentais, que caminham rumo a uma forte tendência do setor, que é a direção autônoma”, explica.
As mortes nas vias e estradas brasileiras, que vinham caindo desde 2014, de acordo com os últimos dados consolidados pelo Ministério da Saúde, voltaram a crescer em 2021 e 2022, com número comparativos aos dos países em guerra. Em 2021, foram registradas 33.815 mortes no trânsito no país, mais do que em 2020 (32.716) e em 2019 (32.667) – os dados referentes a 2022 ainda estão sendo levantados. Com isso, aumentaram também os custos do Sistema Único de Saúde (SUS) em razão das despesas médicas e hospitalares geradas pelas ocorrências nos deslocamentos.
“A situação é preocupante e, por isso, estamos buscando alternativas para desenvolvimento e implementação de sistemas ADAS”, destaca o coordenador associado do projeto e professor do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) Fernando Osório. Ele informa que os principais ADAS considerados são: ACC, ESC, FCW, PD, AEBS, LDWS, LKAS, APS, CAACC.
EIXO: PROPULSÃO ALTERNATIVA A COMBUSTÃO
Projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente sistemas e componentes (peças) voltados para veículos elétricos, híbridos e a célula a combustível, considerando a dinâmica veicular, a efi iência energética e a dirigibilidade em territórios brasileiros.
Quantidade de projetos: 28
Valor de aportes: R$ 65 milhões
Valor total de contrapartidas: R$ 26 milhões
Total de ICTs: 28
Total de Empresas: 37
Projeto criará Centro multiusuário de manufatura, validação e certificação de baterias
A eletrificação automotiva é uma das alternativas para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e promover uma mobilidade mais limpa e sustentável, já que veículos elétricos não emitem gases poluentes. Justamente para intensificar o desenvolvimento de baterias elétricas mais duradouras, eficientes e ecológicas é que foi criado o projeto “Centro multiusuário de manufatura, validação e certificação de baterias”. A iniciativa propõe impulsionar a pesquisa, a inovação tecnológica e o know-how para a produção de células individuais de baterias de Lítio e Sódio, contribuindo para aprimorar o ecossistema da mobilidade elétrica no Brasil.
O trabalho foi selecionado pela Chamada Pública de Projetos Estratégicos para Desenvolvimento de Centros de Competências, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do programa Mover, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).
De acordo com o coordenador da iniciativa e professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC/UNICAMP), Hudson Zanin, o objetivo é criar tecnologias avançadas para a produção de baterias de alta capacidade confiáveis e formar mão de obra especializada para atuar nesse campo. “O projeto é altamente relevante para o setor automotivo e para os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) participantes, pois contribui para o desenvolvimento da inovação da indústria de baterias avançadas no Brasil, elevando sua competitividade e reduzindo incertezas em relação a esse mercado”, afirma.
Sobre a Linha V do Mover
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do Programa Mover, tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.
Liderada pela Fundep, A Linha V tem coordenação técnica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
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