A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), coordenadora do programa Rota 2030, promove entre os dias 26/04 e 05/05 uma Consulta Pública sobre a Chamada de Projetos Estratégicos 01/2023, da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
Até R$ 36 milhões serão aportados em projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico, de natureza multidisciplinar, capazes de gerar competências estratégicas em biocombustíveis, propulsão alternativa à combustão e segurança veicular.
A Consulta Pública traz transparência para o processo de lançamento das chamadas, amplia a discussão sobre o assunto, incentiva a participação da comunidade científica e industrial e colhe mais informações e opiniões que aprimoram o documento.
Quem poderá apresentar proposta na chamada: Grupos de pesquisa pertencentes a instituições de ciência e tecnologia (ICTs), públicas ou privadas sem fins lucrativos, em parceria com empresas e associações do setor automotivo. As propostas devem contemplar a participação de, no máximo, 2 (duas) ICTs e deve conter carta de apoio de ao menos duas empresas (ou uma empresa e uma associação) diretamente ligadas ao setor automotivo.
EDITAL DA CHAMADA PARA ANÁLISE
FORMULÁRIO DE CONSULTA PÚBLICA
TEMAS ESTRATÉGICOS
a) Desenvolvimento de tecnologias em células a combustíveis alimentadas por biocombustíveis para aplicações em sistemas automotivos. Proposta deve incluir o desenvolvimento de componentes e/ou sistemas, criação de infraestrutura, metodologias para produção de componentes de células combustíveis para o mercado, podendo ser conjugado com outros processos (i.e. reformadores), operados com biocombustíveis e/ou combustíveis de baixo carbono;
b) Desenvolvimento de tecnologias (sistemas e componentes) para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com etanol, incluindo sistemas flex-fuel.
Desenvolvimento de tecnologias de componentes e/ou sistemas de baterias para uso veicular, focando no fomento da infraestrutura para a produção dos componentes e materiais relacionados à bateria aplicado em veículos híbridos e elétricos.
Desenvolvimento de sistemas/componentes e tecnologias de sensores e dispositivos para uso em segurança veicular. A proposta deve incluir o desenvolvimento e a criação de infraestrutura, metodologias e homologações para produção de sensores/componentes para segurança veicular focando no mercado brasileiro.
b) Desenvolvimento de tecnologias (sistemas e componentes) para promover aumento da eficiência de motores de combustão interna operados com etanol, incluindo sistemas flex-fuel.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.