Linha V: Resultado final da Chamada Pública de PD&I 04.2022

Categoria: Linha V, Rota 2030

A Fundep, uma das coordenadoras do programa Rota 2030, torna público nesta quinta-feira (20/04), o resultado final da Chamada Pública de PD&I 04/2022 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.

Até R$ 12 milhões serão aportados pela Fundep em projetos desenvolvidos por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil, divididos nos eixos de biocombustíveis, segurança veicular e propulsão alternativa à combustão.

Foram aprovadas cinco (05) propostas, com o intuito de promover o desenvolvimento da indústria automotiva nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.

CONHEÇA OS PROJETOS APROVADOS

EIXO: I BIO

Projeto: Desenvolvimento de sistemas de pós-queima e de evaporação e aquecimento da unidade de processamento de etanol (EPU) para aplicação integrada com célula a combustível de óxido sólido (SOFC)
Proponente: UFSC
Coordenador geral: Rafael de Camargo Catapan
Empresas: BMW, AVL, KRAH
Aporte da Fundep: R$1.499.496,46
Contrapartida econômica: R$537.449,36
Faixa: A

EIXO: II CONSEV

Projeto: Sistema de segurança veicular e de assistência inteligente ao motorista para aplicação em veículos comerciais em ambientes críticos
Proponente: USP
Coordenador geral: Valdir Grassi Junior
ICT’s associadas: ICMC/USP
Empresas: Ford
Aporte da Fundep: R$1.499.366,53
Contrapartida econômica: R$863.163,41
Faixa: A

EIXO: III PAC

Projeto: Plataforma de testes de sistemas de condicionamento de ar e gerenciamento térmico de veículos elétricos e híbridos
Proponente: UFSC
Coordenador geral: Ernane Silva
Empresas: Renault, ESSS, Mecalor
Aporte da Fundep: R$3.000.000,00
Contrapartida econômica: R$759.355,94
Faixa: B

Projeto: Desenvolvimento de Motores de Relutância Variável de Alto Rendimento para Propulsão de Implementos Agrícolas
Proponente: UNICAMP
Coordenador geral: Tárcio André dos Santos Barros
Empresas: Marchesan, Supplier, Aperam e Zanini Renk
Aporte da Fundep: R$2.999.861,04
Contrapartida econômica:  R$1.390.167,36
Faixa: B

Projeto: Desenvolvimento de protótipos baterias de íons de Sódio de 1Ah e seu respectivo módulo de 1,2kW para aplicação em mobilidade elétrica
Proponente: UNICAMP
Coordenador geral: Hudson Zanin
ICT’s associadas: UFVJM
Empresas: WEG
Aporte da Fundep: R$2.999.918,90
Contrapartida econômica: R$667.199,99

SOBRE A LINHA V

A Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (empresas, entidades representativas e Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia automotiva.

A Fundep é a coordenadora da Linha V. A Coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).