Fundep apresenta iniciativas do Rota 2030 no C-MOVE Sul

Categoria: Eventos, Linha V

Políticas públicas, infraestrutura e tecnologias que giram em torno da mobilidade híbrida e elétrica estão entre os temas discutidos no C-MOVE Sul

O C-MOVE Sul – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, aconteceu nos dias 13 e 14 de abril na cidade de Balneário Camboriú em Santa Catarina, e teve como destaque a participação da Fundep em três painéis para falar sobre as iniciativas do programa Rota 2030 para melhorar a competitividade do setor automotivo.  

Entre os temas abordados no evento estão a conectividade, micromobilidade e o cenário da mobilidade elétrica na região Sul do Brasil, incluindo infraestrutura de recarga e desafios relacionados às políticas públicas de eletrificação para veículos pesados.  

De acordo com Ricardo Guggisberg, presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, “é muito interessante ver uma região tão importante para a economia do país centralizar sua mobilidade em veículos elétricos e isso se tornará uma tendência nos próximos anos”.  

Painéis com a participação da Fundep  

No primeiro dia (13/05), a Fundação participou do painel “Telecom associado a eletromobilidade – Qual o papel das operadoras na estrutura de recarga para VEs”, com a moderação de Martín Gomez Ravetti  (professor da UFMG e membro da coordenação técnica da linha VI do programa Rota 2030), Keren Bigão  (analista de negócios e parcerias da Fundep), João Paulo Martins (Tim) e Artur Andrade (Mobway).  

A Fundep também esteve no painel “Startups”, com a participação de Jade Pereira (analista de inovação) para falar sobre as iniciativas de inovação e empreendedorismo do Rota 2030, ao lado de Diogo Seixas (Atlas Power), Cesare Quinteiro (Move) e moderação de Artur Andrade (Mobway). 

No segundo dia do C-MOVE-Sul (14/05), no painel “Os profissionais do amanhã para a eletromobilidade – Como a Academia está se preparando ou já atuando?”, Keren Bigão (Fundep) comentou sobre a contribuição do Programa Rota 2030 para a capacitação e o desenvolvimento de profissionais para a indústria automotiva. O bate-papo foi mediado por Bruno Portella (Fundep) e também contou com a participação de Raimundo Teive (Univale), Joselito Heerdt (Udesc), e Valério Marochi (Senai). 

Participação de pesquisadores e indústrias do setor automotivo 

Para a professora Fernanda Correa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o evento foi uma oportunidade para realizar networking com representantes de indústrias, compartilhar desafios do setor e para formar parcerias para as próximas Chamadas Públicas do programa Rota 2030.  A professora é a coordenadora geral do projeto de PD&I “Pack de baterias de Íons Lítion com BMS” em fase na execução na linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.   

Visitas técnicas


Além de divulgar as oportunidades do programa Rota 2030 no evento C-MOVE-Sul, a equipe de Gestão de Programas da Fundep aproveitou a ocasião para realizar visitas técnicas em três centros de inovação em Santa Catarina: Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE); Incubadora Celta; e ao Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados. 
 

 

Compartilhe: