A Fundep divulgou nesta sexta-feira (13/01) as ferramentarias selecionadas para atuar como indústrias madrinhas e as startups que avançam para a 2ª Etapa do Rota Challenge. A ação faz parte da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.
Foram selecionadas seis (06) ferramentarias que acreditam no propósito da iniciativa. As indústrias madrinhas participam ativamente da construção de uma jornada de inovação, abrindo as portas para startups e com a disponibilização de know-how, informações estratégicas e estrutura para testes industriais.
Para a 2ª etapa de seleção, foram definidas 14 startups com potencial para oferecer soluções tecnológicas capazes de atender desafios do setor ferramental.
A 2ª etapa de seleção de startups é composta por um Bootcamp. As selecionadas receberão apoio das ferramentarias para o aprimoramento do plano de trabalho de aplicação da solução tecnológica. Em seguida, o plano será apresentado em formato de pitch ao comitê avaliador do Rota Challenge.
A expectativa é investir até R$ 100 mil para a execução de cada Prova de Conceito (PoC) inscrita em cada um dos seguintes desafios tecnológicos do setor ferramental: Gerenciamento de processos; e Precisão de orçamentos, Gestão de matéria prima e controle de produção.
Rota Challenge
Facilitar o acesso da indústria ferramental à inovação para a solução de desafios. Esse é o objetivo do Rota Challenge: Ferramentarias Competitivas. A iniciativa irá fomentar o empreendedorismo e o intraempreendedorismo no âmbito da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.
A ação busca conectar a indústria da ferramentaria com startups de todo o Brasil para promover um ambiente de inovação e a otimização de processos produtivos. Aumentar a competitividade, a produtividade e a redução de custos, gerando benefícios para toda a cadeia automotiva, é o principal foco.
O Rota Challenge atua como agente de transformação, contribuindo para a construção de uma cultura cada vez mais inovadora e tecnológica no setor ferramental.
Nesta 2ª Edição, investimento de até R$ 100 mil para a execução de cada Prova de Conceito (PoC) capaz de solucionar desafios do setor ferramental.