Até R$15 milhões em PD&I para Matrizes de Forjamento. Tudo o que você precisa saber a chamada

Categoria: Linha IV

Nesta quinta-feira (01/06) foi lançada a Chamada de PD&I: Projetos de Matrizes para Forjamento, da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Rota 2030.  Serão aportados até R$ 15 milhões em projetos de pesquisa e inovação que elevem a competitividade da indústria brasileira de matrizes para forjamento. A submissão de pré-propostas para a 1ª Etapa vai até o dia 14 de julho.

O encontro foi uma oportunidade para conhecer mais sobre os objetivos, linhas de pesquisas, diretrizes para a submissão de propostas e cronograma da chamada.

Não conseguiu acompanhar? Confira abaixo as principais informações:

EDITAL DA CHAMADA

O edital da chamada e todos os arquivos de apoio, estão disponíveis na página da chamada.

OBJETIVO GERAL

Contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas a elevar o nível de maturidade tecnológica e a competitividade da cadeia de ferramental brasileira voltada ao atendimento do setor de forjamento.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem submeter propostas grupos de pesquisa pertencentes a Instituições de ciência e tecnologia (ICTs) públicas ou privadas sem fins lucrativos em parceria com empresas do setor automotivo – startups, micro, pequenas, médias ou grandes empresas.

A proposta final deve ter a participação de pelo menos:

  • 02 (duas) montadoras demonstrando apoio institucional à execução do projeto;
  • 02 (dois) parceiros fabricantes de matrizes para forjamento para o setor automotivo;
  • 01 (um) parceiro usuário de matrizes para forjamento, demonstrando apoio técnico e participação objetiva na execução do projeto (contrapartida econômica).
  • Obs.: Associações poderão participar da proposta e serão isentas de demonstração de contrapartida.

Tem interesse em participar de projetos de inovação? Envie um e-mail para conexoesrota@fundep.com.br

A Fundep pode auxiliar na conexão entre importantes atores do setor automotivo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

INVESTIMENTO

Serão aportados até R$ 15 milhões em projetos de pesquisa e inovação que elevem a competitividade da indústria brasileira de matrizes para forjamento.  Investimento por Eixo:

  • EIXO 1: Financiado em até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais)
  • EIXO 2: Financiado em até R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais)
  • EIXO 3: Financiado em até R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais)

EIXOS ESTRATÉGICOS

Os eixos diferenciam-se, entre si, pelo risco tecnológico do desenvolvimento, que pode ser traduzido no Nível de Prontidão da Tecnologia ou, em inglês, Technology Readiness Level (TRL).

São enquadráveis neste eixo projetos a serem desenvolvidos em TRL 6 a 7: “Demonstração de funções críticas de protótipo em ambiente relevante” a “Demonstração de protótipo do sistema em ambiente operacional”.

São projetos constituídos por um conjunto de trabalhos sistemáticos baseados em conhecimentos pré-existentes obtidos por meio de pesquisa ou experiência prática, buscando evidente e pontual aperfeiçoamento de produtos já produzidos ou de processos já aplicados. Esse aperfeiçoamento deve se traduzir em redução de custo e/ou de tempo de produção ou em melhoria da qualidade de matrizes de forjamento para o setor automotivo. Os projetos financiados nesta categoria devem ter as seguintes características adicionais:

  • Apresentar soluções tecnológicas tangíveis para demandas específicas do setor ferramenteiro para atendimento ao mercado automotivo;
  • Envolver as empresas produtoras de ferramentas no desenvolvimento do projeto, seja por meio de participação em discussões, seja na execução de etapas de projeto, usinagem, montagem, tryout, entre outras;
  • Prever a elaboração de material didático, artigos técnicos e treinamento de pessoas para difusão dos resultados.

São enquadráveis neste eixo projetos a serem desenvolvidos em TRL 4 a 6: “Validação funcional dos componentes em ambiente de laboratório” a “Demonstração de funções críticas de protótipo em ambiente”.

São projetos constituídos por um conjunto de trabalhos sistemáticos baseados em conhecimentos pré-existentes obtidos por meio de pesquisa ou experiência prática, buscando evidente renovação de produtos já produzidos ou de processos já aplicados. Essa renovação deve se traduzir em redução de custo e/ou de tempo de produção ou em melhoria da qualidade de matrizes de forjamento para o setor automotivo. Os projetos financiados nesta categoria devem ter as seguintes características adicionais:

  • Apresentar soluções tecnológicas aplicáveis para demandas gerais do setor ferramenteiro para atendimento ao mercado automotivo;
  • Envolver as empresas produtoras de ferramentas no desenvolvimento do projeto, seja por meio de participação em discussões, seja na execução de etapas de projeto, usinagem, montagem, tryout, entre outras;
  • Prever a elaboração de material didático, artigos técnicos e científicos, teses e dissertações de mestrado ou doutorado, workshops e seminários e treinamento de pessoas para difusão dos resultados.

Projetos com caráter disruptivo em termos tecnológicos, constituídos por atividades baseadas na aplicação de ideias e procedimentos inovadores, cujos resultados potenciais indicados em pesquisas básicas anteriores representem um diferencial da ferramentaria brasileira em nível global.

São enquadráveis neste eixo projetos a serem desenvolvidos em TRL 2 a 4: “Formulação de conceitos tecnológicos /ou de aplicação” a “Validação funcional dos componentes em ambiente de laboratório”.

São projetos constituídos por um conjunto de trabalhos sistemáticos para a formulação de conceitos e tecnologias que tenham potencial de alto impacto na produção de matrizes de forjamento para a indústria automotiva ou utilização de conceitos e tecnologias já estabelecidos para outros usos com similaridade ao setor de ferramentaria para a indústria automobilística. Estudos iniciais para desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Os projetos financiados nesta categoria devem ter as seguintes características adicionais:

  • Apresentar propostas de soluções tecnológicas aplicáveis em demandas gerais ou específicas do setor ferramenteiro para atendimento ao mercado automotivo;
  • Envolver as empresas produtoras de ferramentas no desenvolvimento do projeto, seja por meio de participação em discussões, seja na execução de etapas de projeto, usinagem, montagem, tryout, entre outras;
  • Prever a elaboração de material didático, artigos técnicos e científicos, teses e dissertações de mestrado ou doutorado, workshops e seminários e treinamento de pessoas para difusão dos resultados.

TEMAS ESTRATÉGICOS

As propostas podem ter focos em um ou mais temas dentre os listados abaixo. Os exemplos indicados não são exaustivos, mas servem para orientar o processo de seleção das propostas.

Alguns exemplos: Projeto de matrizes para forjamento sem rebarba; Matrizes para forjamento progressivo; Adaptações de matrizes para menores temperaturas de forjamento; Atendimento a tolerâncias de forma e propriedades do forjado.

Alguns exemplos: Usinagem de acabamento em matrizes; Tratamentos térmicos superficiais – simulação, especificação e controle de qualidade; Insertos e recobrimentos cerâmicos de alto desempenho; Materiais e técnicas para solda de revestimento (weld overlay).

Alguns exemplos: Seleção de ferramentas e lubrificantes eficientes para usinagem de aços temperados; Estratégias de usinagem para aços temperados; Prevenção de defeitos, perda de dureza e quebra de ferramentas durante usinagem; Usinagem de acabamento e ajustes em superfícies e furos.

Alguns exemplos: Simulações de esforços para prevenção de danos e ajustes de projeto; Seleção de materiais para matrizes; Bancos de dados abertos para simulação de matrizes; Medição e simulação de atrito durante processo.

Alguns exemplos: Identificação e quantificação de danos superficiais; Encarcaçamento de matrizes para prevenção de defeitos; Reparo e restauração de superfície por manufatura aditiva.

Alguns exemplos: Previsões de atrito, porosidade e precisão dimensional na prensagem de pós metálicos; Projeto de matrizes com detalhes, como furos, paredes finas, planicidade, ângulos, filetes, chanfros, flanges etc.; Matrizes para forjamento de sinterizados; Ferramentas para processamento de materiais magnéticos moles.

Alguns exemplos: Estratégias para incorporação de sensores às ferramentas; Uso de inteligência artificial para manutenção preditiva de matrizes e ajustes de processo; Uso de gêmeos digitais durante fabricação e uso de matrizes; Aquecedores e refrigerantes para controle inteligente de temperatura.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

O processo de submissão de propostas está dividido em duas etapas:

Etapa 1: O proponente submete uma pré-proposta concisa que será avaliada pelo Conselho Técnico da Linha IV. Essa pré-proposta será utilizada para identificar aderência do projeto aos objetivos da chamada.

Etapa 1: Após a aprovação da pré-proposta, na fase de enquadramento, o proponente deverá submeter a proposta final, com detalhamento do escopo, cronograma, plano de atividades e orçamento.

Os propostas são submetidas por meio de sistema disponibilizado na página da chamada.

CRONOGRAMA

SOBRE A LINHA IV

O setor ferramenteiro é um dos grandes destaques do programa Rota 2030. Coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), com coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), a Linha IV  – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas tem o objetivo é solucionar as dificuldades de ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

A partir da aliança entre os principais atores que representam o conhecimento do setor (ferramentarias, montadoras, Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, startups e entidades representativas), serão habilitadas as competências necessárias para capacitar a cadeia ferramental brasileira.

A proposta é oferecer soluções capazes de integrar a cadeia tecnológica de ferramental, por meio do aumento da produtividade e da competitividade. A Linha IV vem atuando em diversos eixos para alcançar os resultados esperados e promover a transformação necessária, tendo como indicadores a elevação do nível de qualidade e de confiabilidade dos produtos e o aumento do grau de prontidão e de maturidade tecnológica e organizacional, caracterizados pela percepção dos requisitos e restrições impostos pelo avanço da indústria 4.0


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