Linha VI: Confira o Resultado Final da Chamada Pública de PD&I 01/2022 – Conectividade Veicular

Categoria: Linha VI

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), uma das coordenadoras do programa Rota 2030, divulgou nesta quarta-feira (05/04) o resultado final da Chamada Pública de PD&I 01/2022 da Linha VI – Conectividade Veicular.

Foram aprovadas quatro (04) propostas. Serão aportados R$ 10,2 milhões em projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT’s), indústrias do setor automotivo e empresas de tecnologia.

O objetivo da chamada é gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva. Os projetos selecionados possuem a participação de 10 ICT’s e 06 empresas. As contrapartidas dos envolvidos somam R$ 3,9 milhões.

CONHEÇA OS PROJETOS SELECIONADOS

Projeto: Recomendação Contextual em Ambientes Veiculares

Área Temática:  Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo

Proponente: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Coordenador geral: Rodrygo Luis Teodoro Santos

ICT’s associadas: UFCG; UFOP

Empresa: Stellantis

Aporte da Fundep: R$ 1.418.440,91

Contrapartida: R$ 306.990,00

Projeto: Sistema Inteligente de Telemetria e Telecomando Veicular 5G

Área Temática:  Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo

Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Coordenador geral: Marcelo Daniel Berejuck

Empresa: YAK Tractors; Intelbras S.A.

Aporte da Fundep: R$ 2.970.616,00

Contrapartida: R$ 1.123.487,33

Projeto: Conecta 2030: Ecossistema conectado e cooperativo para detecção de pedestres em travessias

Proponente: Centro Universitário Facens

Coordenador geral: Roberto Silva Netto

ICT’s associadas: UFSCar; USP; THI

Empresas: Stellantis; TIM

Aporte da Fundep: R$ 2.926.121,00

Contrapartida: R$ 1.645.809,00

Projeto: AVADiP: Aplicações Veiculares com Aprendizado Distribuído e Manutenção de Privacidade

Área Temática:   Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados

Proponente: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Coordenador geral: Miguel Elias Mitre Campista

ICT’s associadas: UFRJ; USP

Empresas: Stellantis; Mobway

Aporte da Fundep: R$ 2.936.851,15

Contrapartida: R$ 824.292,18

SOBRE A LINHA VI

A pauta de conectividade veicular foi considerada pelo Governo Federal uma prioridade no Rota 2030, programa com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.  A Linha VI – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular visa promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A coordenação técnica da Linha VI é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).