Confira o resultado final da Chamada de PD&I 01.2023 de Conectividade Veicular

Categoria: Linha VI

A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) divulgou nesta sexta-feira (15/12) o resultado final da Chamada de PD&I 01.2023 da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Rota 2030. Serão aportados R$ 19,3 milhões em projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas da cadeia automotiva e de tecnologia.

Foram aprovadas oito (08) propostas, que contam com a participação de 09 ICTs e 31 empresas. As contrapartidas somam R$ 7,9 milhões.

Os projetos estão alinhados com as seguintes áreas temáticas que englobam desafios do setor automotivo: Conectividade: Meio Ambiente e Descarbonização; Conectividade do Veículo com o Ambiente Externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva.

PROJETOS SELECIONADOS

Gestão energética de ônibus elétricos em ambiente conectado

Área temática: Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos

Proponente: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Coordenador geral: Madson Cortes de Almeida

Empresas: Eletra; Marcopolo; Carrorama

Aporte Fundep: R$ 2.947.090,52

Contrapartida total: R$ 1.783.613,54

ROAD – Análise automática de vias para manutenção inteligente de veículos

Área temática: Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos

Proponente: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Coordenadora geral:  Veronica Teichrieb

Empresas: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis; Embeddo; Volkswagen Truck & Bus; Volkswagen do Brasil

Aporte Fundep: R$ 1.499.623,39

Contrapartida total: R$ 299.924,68

Projeto e Implementação de Dispositivo Seguro para Atualização Over-The-Air (OTA) de Firmwares em ECUs Veiculares (VEHICLE_OTA)

Proponente: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Coordenador geral:  Abel Guilhermino da Silva Filho

ICT associada: UnB

Empresas: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis; Embeddo Computação Aplicada; TIM

Aporte Fundep: R$ 1.499.930,95

Contrapartida total: R$ 675.655,32

Rota Conectada: Ambiente de conectividade veicular para pesquisas de mobilidade avançada no Brasil

Proponente: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Coordenador geral: Leandro Tiago Manera

ICT associada: Eldorado

Empresas: Robert Bosch; Eaton; Juganu; Mercedes-Bens; FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis; Volkswagen Truck & Bus

Aporte Fundep: R$ 2.994.517,68

Contrapartida total: R$ 1.645.300,00

Projeto Rastreabilidade Automotiva Total

Proponente: Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun – CPAWVB

Coordenador geral: Rafael Vidal Aroca

Empresas: FCA Fiat Chrysler; Ford Motors Brasil; Hyundai Motor Brasil; PSA Peugeot Citroen; Scania Latin America; CNH Industrial Latin America; Acura Technologies; Auto Adesivos Paraná (Beontag); Mncal – Matão Peças Componentes Agrícolas; Motorola Mobility; Piccin Equipamentos Agrícolas; PSCA – Prima Sole Componentes Automotivos; PSMM – Pernambuco Componentes Automotivos; Sem Parar Instituição de Pagamento; Tecsidel do Brasil

Aporte Fundep: R$ 2.885.266,12

Contrapartida total: R$ 1.081.285,60

Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular

Proponente: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Coordenador geral: Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva

ICTs associada: UFPB; Inmetro

Empresas: Embeddo Computação Aplicada; Volkswagen Truck & Bus; Volkswagen do Brasil; FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis

Aporte Fundep: R$ 2.999.533,26

Contrapartida total: R$ 705.000,00

Data Lake Seguro e Ciente de Privacidade para o Armazenamento e Processamento de Dados Veiculares

Proponente: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Coordenador geral: Antônio Augusto Fröhlich

Empresas: FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis; Renault do Brasil S.A.; Robert Bosch; Mobway

Aporte Fundep: R$ 2.996.642,00

Contrapartida total: R$ 1.271.676,34

CO2nnect – Plataforma de conectividade e descarbonização veicular

Proponente: SiDi

Coordenador geral: Pedro Mesquita Moura

Empresas: CNHi; ON HIGHWAY (IVECO); HARMAN

Aporte Fundep: R$ 1.499.779,44

Contrapartida total: R$ 505.202,07

SOBRE A LINHA VI DO ROTA 2030

A Linha VI – Conectividade Veicular, do Rota 2030, busca promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A iniciativa irá estimular a produção de tecnologias em quatro principais áreas temáticas: Conectividade: Meio ambiente e Descarbonização; Conectividade dos veículos com o ambiente externo; Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados; e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos. Todas essas temáticas serão trabalhadas em 3 eixos: Projetos de PD&I; Programa de Aprendizado Federado; e Desenvolvimento de Competências.

Liderada pela Fundep, a Linha VI – Conectividade Veicular tem coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro de todas as ações, desenvolvidas por meio do Rota 2030, que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.