Chamada Pública de PD&I 01/2022 – Conectividade Veicular

Atenção: O cronograma da chamada foi alterado. Clique aqui e confira a Nota de Retificação Nº 03.

A Fundep, uma das coordenadoras do programa Rota 2030, torna público a Chamada Pública de PD&I 01/2022 da Linha VI – Conectividade Veicular.

O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de oferecer soluções de inovação aberta impactantes de curto e médio prazo na indústria automotiva. Serão investidos até R$ 15 milhões em projetos desenvolvidos por indústrias do setor automotivo, Institutos de Ciência e Tecnologia e startups.

A seleção de projetos será para as linhas temáticas de Conectividade dos veículos com o ambiente externo, Tecnologia da Privacidade e Segurança de Dados e Serviços, Diagnóstico e Manutenção Preditiva de Veículos.

• Prazo para submissão de propostas: 17/02/2023 às 17h
  • Dúvidas: chamadasrota@fundep.com.br

DOCUMENTO DA CHAMADA

REULTADOS

NOTA DE RETIFICAÇÃO

ARQUIVOS DA CHAMADA

SISTEMA DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

CRONOGRAMA DA CHAMADA

LINHAS TEMÁTICAS

Conheça as linhas temáticas da Chamada Pública de PD&I 01/2022:

A conectividade de tudo que circunda um veículo será fundamental para proporcionar experiências personalizadas, conforto, segurança no trânsito, eficiência dos sistemas de transporte de todo o mundo e cidades mais inteligentes. A temática irá provocar movimentos no setor para as grandes mudanças que já estão acontecendo.

Como podemos estar preparados para gerar tecnologia em conectividade com segurança? Este novo universo de aplicações dentro e fora dos veículos envolvem novos desafios em segurança e privacidade de dados. Carros modernos devem proteger dados e informação sensível de seus usuários, garantindo requisitos de segurança, autenticação, controle de acesso, disponibilidade e privacidade.

No contexto automotivo, a manutenção condicional orienta as intervenções e reparos em veículos e seus sistemas produtivos, a partir do acompanhamento do “estado de saúde”, calculado utilizando variáveis de monitoramento e técnicas estatísticas e computacionais. Ao promover a produção de tecnologias relacionadas à conectividade veicular, espera-se fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na indústria, impulsionar novos modelos de negócios na cadeia automotiva e prover soluções em mobilidade integrada que possam contribuir para o alcance do resultado de metas ambientais e de políticas de redução de acidentes de trânsito.

MANUAL DE OPERAÇÕES

O Manual de Operações do Rota 2030, das Linhas coordenadas pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas no âmbito do programa.

SOBRE A LINHA VI

A pauta de conectividade veicular foi considerada pelo Governo Federal uma prioridade no Rota 2030, programa com o objetivo de ampliar a competitividade e a capacidade produtiva da indústria automotiva nacional.  A Linha VI – Estímulo à Produção de Tecnologias Relacionadas à Conectividade Veicular visa promover a pesquisa, desenvolvimento e a inovação (PD&I) em conectividade veicular, contribuindo para o desenvolvimento Industrial e tecnológico do setor automotivo e sua cadeia de produção, promovendo impacto e abrangência nacional.

A coordenação Técnica da Linha VI é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).