Fundep destaca Rota 2030 como oportunidade para o desenvolvimento de inovação tecnológica no I Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP)

Categoria: Eventos, Rota 2030

O programa Rota 2030 e as novas oportunidades para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica foram destaque, nesta quinta-feira (24/06), do I Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP). O evento foi promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES).

O presidente e a coordenadora de programas da Fundep, Jaime Arturo Ramírez e Ana Eliza Braga, participaram de um painel moderado pelo diretor executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), Antônio Figueira. Também esteve presente o coordenador de Articulação e Acompanhamento da Política Tecnológica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Leopoldo Montenegro.

Para o presidente da Fundep, programas como o Rota 2030 evidenciam a oportunidade de uma maior cooperação para resolver questões colocadas em nossa sociedade como prioritárias. “Os programas abraçam áreas muito bem definidas e contemplam em si vários projetos em sua execução. Neste sentido, gostaríamos de explorar possibilidades em associação com outras fundações da região Norte do país para vislumbrar resolver demandas que estão colocadas para a nossa sociedade. Nós, enquanto fundações, podemos desempenhar um papel de elo para a conexão entre universidades, governos e o setor produtivo de nossa sociedade”, destaca Ramírez.

Dentre as oportunidades para o Norte do Brasil, destacadas por Ramírez, estão: Biodiversidade; Hub de inteligência artificial; Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); e a área de alimentos e agronegócio (babaçu, cupuaçu, castanha, açaí, rastreabilidade, entre outros).

Ana Eliza apresenta detalhes sobre o programa Rota 2030

De acordo com Ana Eliza, as fundações de apoio desempenham um importante papel para o acesso à Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas e Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa, do programa Rota 2030. “Por meio da Rede de Cooperação em PD&I, em parceria com o CONFIES, queremos atuar de maneira articulada na difusão das regras de acesso às Linhas IV e V do Rota 2030. O objetivo é potencializar as conexões entre fundações de apoio, ICT’s e empresas para alavancar o volume de projetos submetidos e aprovados em chamadas. Atualmente, 18 fundações de apoio participam de 30 projetos de inovação tecnológica. Existe potencial para ampliar a participação de fundações de apoio e contribuir decisivamente para gerar impacto na indústria automotiva e na sociedade”, ressalta.

ENFAP

O Encontro Norte das Fundações de Apoio (ENFAP), promovido pelo CONFIES, é um espaço de debates e aborda questões sobre o futuro da ciência e tecnologia e das fundações de apoio. Os desafios de se fazer ciência na Amazônia, Rota 2030 e o futuro pós-pandemia também estiveram em pauta durante o evento.

Rede de Cooperação em PD&I

A Fundep e o CONFIES promovem a Rede de Cooperação em PD&I.  O Protocolo de Intenções potencializa o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica no âmbito das Linhas IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas e V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030.

A ação fortalece a conexão entre fundações de apoio, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. Essa conexão será estimulada a partir do Conecta Rota, uma plataforma para cadastrar desafios e oportunidades para o desenvolvimento de inovações tecnológicas aderentes às Linhas IV e V do programa Rota 2030.