A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG), coordenadora da Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular, do programa Mover, convida a comunidade científica e industrial para participar da Consulta Pública sobre o edital da Chamada de Nucleação.
O objetivo de coletar percepções, dúvidas e sugestões sobre as temáticas e as regras do edital. A iniciativa busca estimular a participação da comunidade científica e industrial no aprimoramento do processo de nucleação, garantindo que as diretrizes da Chamada estejam alinhadas às demandas reais de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor automotivo nacional.
As contribuições podem ser enviadas entre 18/11 e 28/11/2025, por meio de formulário eletrônico. Após o encerramento da consulta, as sugestões recebidas serão analisadas e podem subsidiar ajustes na versão final da Chamada Pública.
A participação de todos é essencial para fortalecer o diálogo entre academia, indústria e governo e promover o avanço tecnológico em áreas estratégicas para o futuro da mobilidade sustentável no Brasil.
EDITAL DA CHAMADA - BIOCOMBUSTÍVEIS
A primeira temática de Nucleação, Biocombustíveis, é dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para sistemas de combustão alimentados a etanol. A iniciativa propõe uma articulação nacional para fortalecer áreas estratégicas do setor automotivo, impulsionando ganhos de eficiência energética e contribuindo para o cumprimento de metas ambientais por meio do uso sustentável de biocombustíveis.
MANUAL DE OPERAÇÕES
O Manual de Operações, dos programas Prioritários do Mover coordenados pela Fundep, tem o objetivo de orientar e disciplinar os procedimentos vinculados à execução de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação financiados por meio de recursos aportados em atividades desenvolvidas.
SOBRE A LINHA V
A Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular é um Programa Prioritário do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), do Govero Feredral, que desenvolve soluções em mobilidade com foco na eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a inovação de sistemas de segurança (ativa e passiva) para a preservação da integridade dos passageiros.
A iniciativa está alinhada ao processo de reestruturação e modernização do setor automotivo em um contexto de transformações tecnológicas, ambientais e sociais. O objetivo é estimular a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais para aumentar a competitividade por meio de iniciativas colaborativas. O foco é no desenvolvimento de uma economia circular no setor automotivo, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma abordagem mais sustentável para a produção industrial.
A Fundep é a coordenadora da Linha V. A coordenação técnica é da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

