Rota in Curso: inscreva sua instituição de ensino no último ciclo da Chamada Pública de novas escolas

Categoria: Conecta Mais, Linha IV

As instituições de ensino interessadas em participar da iniciativa de formação da Linha VI – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), devem aproveitar o 3º e último ciclo da Chamada Pública de Novas Escolas do Rota in Curso. O processo de submissão de propostas vai até 18/07, às 17h.  

Em janeiro, o ambiente virtual do Rota in Curso foi descontinuado e suas funcionalidades foram transferidas para o módulo de capacitação do Conecta Mais, plataforma que concentra jornadas de inovação e cursos de formação para empresas e colaboradores do setor ferramental.  

Ao todo, considerando os três ciclos lançados, a iniciativa prevê até R$ 10 milhões em investimentos na formação de profissionais por meio de cursos de curta e média duração de ensino à distância (EaD), semipresencial ou presencial para capacitação do setor ferramental.  

O perfil dos participantes desta Chamada Pública são organizações privadas ou públicas, associações e ICTs nacionais, em consórcio ou não com outras organizações, que demonstrem capacidade técnica, didática e infraestrutura para realização dos cursos.  

A divulgação do resultado preliminar do 3º Ciclo está prevista para 22/08. Já o resultado final deve ser publicado em 19/09, após o período de análise dos recursos. 

Eixos e Linhas Temáticas

Os cursos oferecidos no módulo de capacitação do Conecta Mais são voltados para a formação de profissionais que atuam em ferramentarias nacionais que atendem às demandas do setor automotivo.  

Organizados em eixos temáticos, as formações foram estruturadas a partir de um processo colaborativo, que envolveu escuta ativa de ferramentarias, montadoras, sistemistas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).  

A partir dessas contribuições, as temáticas foram priorizadas de acordo com o mapeamento realizado, o que culminou na definição dos eixos Gestão, Técnico e Inovação. Cada um destes se desdobra em linhas de atuação, confira: 

Eixo I - Gestão

G1 – Planejamento 

G2 – Relacionamento empresarial  

G3 – Administração 

G4 – Custos 

G5 – Tecnologia em gestão 

G6 – Competitividade 

G7 – Liderança 

G8 – Marketing

G9 – Qualidade 

Eixo II – Técnico

T1 – Projeto  

T2 – Materiais  

T3 – Simulação  

T4 – Usinagem  

T5 – CAD/CAM/CAE 

T6 – Treinamento básico de ferramenteiro 

T7 – Metrologia 

T8 – PCP – Plano de Controle de Produção 

T9 – Montagem  

T10 – Manutenção 

T11 – Segurança do trabalho

Eixo III – Inovação

I1 – Indústria 4.0 

I2 – Controle  

I3 – Sensores  

I4 – Dados 

I5 – Inteligência artificial 

I6 – Manufatura avançada

Plataforma Conecta Mais   

A plataforma Conecta Mais e a antiga plataforma de capacitação, Rota in Curso, são iniciativas viabilizadas por meio da Linha VI – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do Mover (Mobilidade Verde e Inovação), coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).  

O Conecta Mais se dedica ao fortalecimento e à capacitação de ferramentarias no setor automotivo, com foco especial em pequenas e médias empresas. A iniciativa tem como objetivo aumentar a competitividade e a produtividade do setor, superando desafios como baixa eficiência operacional e defasagem tecnológica, além de promover o desenvolvimento profissional.  

Por meio de um ambiente online multilateral, o Conecta Mais conecta ferramentarias a fornecedores de soluções, assessores técnicos e diversas instituições relevantes, fomentando a colaboração e a inovação.  

As ferramentarias interessadas devem se inscrever preenchendo o formulário eletrônico disponível no site oficial: conectamais.ind.br.  

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo responsável da empresa, que deverá fornecer todas as informações solicitadas no formulário, indicar os membros responsáveis pelo acompanhamento (ponto focal) e anexar os documentos obrigatórios.

Sobre a Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas

A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas tem como propósito superar os desafios enfrentados por ferramentarias com baixa produtividade e defasagem tecnológica. O foco é capacitar a cadeia de ferramentais de produtos automotivos, visando alcançar competitividade em nível global. 

Alinhada ao compromisso de neoindustrialização, centrada na inovação, a frente de atuação concentra suas iniciativas na otimização de prazo, custo e qualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida de produção de ferramentais. 

Dessa forma, busca-se capacitar as ferramentarias brasileiras não apenas para atender à demanda nacional na fabricação de veículos, mas também para conquistar uma posição destacada no mercado global. 

Liderada pela Fundep, a Linha IV tem coordenação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

ACOMPANHE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das ações dos programas prioritários que geram impacto e contribuem para ampliar a competitividade do setor automotivo.

[sibwp_form id=9]

</p>

Compartilhe: