O Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular é uma jornada de capacitação em inovação aberta que impulsiona a experimentação em busca de aprimorar habilidades pessoais ao abordar desafios reais no setor automotivo. A iniciativa, coordenada pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), faz parte da Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
Os desafios são compartilhados por empresas madrinhas da iniciativa. A cocriação de soluções se desenvolve por meio da aprendizagem de ferramentas de inovação, como design thinking, que são apresentadas ao longo de oito semanas de capacitações, palestras, painéis e workshops, além de muita “mão na massa”. Todo processo é acompanhado por mentores e profissionais da área de inovação e de mobilidade.
Podem participar estudantes (graduação, pós e técnico) e recém-formados em áreas de atuação específicas. A imersão acontecerá presencialmente em Belo Horizonte.
RESULTADOS DO EDITAL
NOTAS DE RETIFICAÇÃO
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Estudantes de graduação a partir do 4º período dos cursos de engenharias, tecnologias da informação, gestão e correlatos.
- Profissionais formados em cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Industrial, Mecatrônica, Redes de Computadores OU;
- Estudantes a partir do 4º período de qualquer curso superior OU profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em ingressar profissionalmente no setor automotivo.
DEDICAÇÃO E LOCAL
São 08 semanas, de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h, em Belo Horizonte. O treinamento será realizado no P7 Criativo (R. Rio de Janeiro, 471 – Centro, Belo Horizonte – MG).
CRONOGRAMA
METODOLOGIA E TRILHA DE CONTEÚDO
O principal objetivo do Mob_Lab é desenvolver habilidades comportamentais e técnicas dos participantes, preparando-os para uma inserção no mercado de trabalho com foco no setor automotivo. As atividades propostas terão o objetivo de estimular a criatividade, a inovação e a resolução de problemas entre os participantes, em um ambiente acelerado de cocriação. Ao lidar com a pressão do tempo e a intensidade das demandas, os participantes são incentivados a pensar de forma rápida e flexível.
A proposta mescla a abordagem ágil e metodologias ativas, por meio do aprendizado de ferramentas de inovação. Seguindo o conceito de “Pressure Cooker”, o modelo propõe o trabalho sob pressão para gerar soluções criativas e rápidas para problemas ou desafios complexos.
SEMANA 01
SEMANA 02
Reconhecer o problema; Analisar o que precisa ser resolvido.
SEMANA 03
SEMANAS 04, 05 e 06
SEMANA 07
SEMANA 08
EMPRESAS MADRINHAS
As empresas madrinhas apresentam os desafios e conectam-se diretamente com os participantes, discutindo possíveis soluções em uma jornada de capacitação. A proposta é que, com uma visão externa e focada em soluções criativas, essas empresas possam contribuir, por meio de um acompanhamento próximo com monitorias, para o desenvolvimento de pessoas cada vez mais preparadas para o mercado de trabalho.
SOBRE A LINHA VI
Linha VI – Conectividade Veicular, do programa Mover, busca fomentar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), novos modelos de negócios e a formação de pessoas para superar os desafios de mobilidade integrada, descarbonização e segurança de dados.
O objetivo é gerar conexões transformadoras capazes de desenvolver e oferecer soluções impactantes em infraestrutura de conectividade, conectividade no interior do veículo e segurança e privacidade de dados, contribuindo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo brasileiro e da sua cadeia de produção. A atuação da frente tem foco no futuro de uma mobilidade cada vez mais conectada.
Visa estimular o desenvolvimento de tecnologias e de competências capazes de contribuir com a descarbonização, a conexão com o ambiente externo, a privacidade e segurança de dados e com diagnóstico e manutenção preditiva de veículos.
A coordenação Técnica da Linha VI é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Esclarecimentos e informações adicionais podem pelo e-mail: moblab@fundep.com.br
O Mob_Lab: Desafios em Conectividade Veicular é uma jornada de capacitação em inovação aberta que impulsiona a experimentação em busca de aprimorar habilidades pessoais ao abordar desafios reais no setor automotivo. Os desafios são compartilhados por empresas madrinhas da iniciativa. A cocriação de soluções se desenvolve por meio da aprendizagem de ferramentas de inovação, como design thinking, que são apresentadas ao longo de oito semanas de capacitações, palestras, painéis e workshops, além de muita “mão na massa”. Todo processo é acompanhado por mentores e profissionais da área de inovação e de mobilidade.
Serão distribuídas 50 (cinquenta) vagas.
- Estudantes de graduação a partir do 4º período dos cursos de engenharias, tecnologias, sistemas, administração, gestão e correlatos.
- Profissionais formados em cursos técnicos nas áreas de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecânica Industrial, Mecatrônica, Redes de Computadores OU;
- Estudantes a partir do 4º período de qualquer curso superior OU profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em ingressar profissionalmente no setor automotivo OU;
- Profissionais já formados nas áreas de engenharias, tecnologias, sistemas, administração, gestão e correlatos.
Será concedida aos participantes selecionados uma bolsa incentivo no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) como ajuda de custo para despesas com transporte e alimentação durante a participação na imersão. O pagamento será em duas parcelas. A 1ª parcela entre os dias 03 e 10 de junho e a 2ª parcela entre os dias 03 e 10 de julho.
O Mob_Lab é uma imersão presencial, com duração de 8 semanas (20/05/2024 a 12/07/2024), com encontros de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Espaço P7 Criativo (Rua Rio de Janeiro, 471 – Centro, Belo Horizonte). O local poderá ser alterado em detrimento às necessidades da Fundep e da iniciativa.
As inscrições são pelo formulário online: