A Fundep (Fundação de Apoio da UFMG) reúne especialistas com o objetivo de criar caminhos e soluções capazes de transformar o setor automotivo por meio dos programas prioritários do Mover (Mobilidade Verde e Inovação). O Mob Tech é um evento para apresentar resultados, mapear desafios e promover conexões estratégicas para o desenvolvimento de projetos colaborativos.
O foco está nos programas prioritários coordenados pela Fundep: Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular; e Linha VI – Conectividade Veicular.
Para dialogar, convidamos profissionais de competência destacada em diferentes frentes do setor automotivo para compartilhar experiências e provocações capazes de fomentar a evolução tecnológica que o setor necessita.
A experiência será presencial no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), em São Paulo – SP, nos dias 28 e 29 de agosto, com exposição de projetos de PD&I, 3 trilhas de conteúdos, mais de 20 palestras e painéis, além de muitas oportunidades e conexão com o ecossistema automotivo e de inovação.
POR QUE PARTICIPAR DO MOB TECH
EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DE PD&I
Conheça projetos em andamento pela Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão; e VI – Conectividade Veicular.
PROGRAMAÇÃO
A programação está organizada em 3 Trilhas de voltadas para os três programa prioritários do Mover coordenados pela Fundep:
Credenciamento
Abertura Oficial
Anderson Ribeiro Correia – Presidente do IPT
⇒ Auditório Mob
PAINEL DE ABERTURA| Prioridades tecnológicas do programa Mover - 2024 / 2029
Vinícius Rena Pereira – Diretor da Anfavea
Mauricio Muramoto – Diretor de Inovação do Sindipeças
Christian Dihlmann – Presidente da Abinfer
Moderação: Ana Eliza Cruz Braga – Fundep
⇒ Auditório Mob
Café Networking
PAINEL | Sustentabilidade e Mobilidade Verde: rotas tecnológicas para a descarbonização
Everton Lopes – AEA
Leonardo Amaral – Stellantis
Rafael Franco – Robert Bosch
Suzana Nogueira – Lenog Mobilidade Humana
Moderação: Janayna Bhering – Fundep
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Auditório Mob
PAINEL | Inovação disruptiva no setor ferramental
Salete Martins Alves – UFRN
Luís Gonzaga Trabasso – Instituto SENAI de Inovação – SC
Erich David Rodriguez Martinez – UFSM
Moderção: Ana Paola Villava Braga – IPT
⇒ Trilha Ferramental
⇒ Espaço Tech
PALESTRA | Do Berço ao Portão: pegada de carbono de veículos leves fabricados no Brasil
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Auditório Mob
PALESTRA | Telemetria e Conectividade: a evolução digital no setor automotivo
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Espaço Tech
Almoço Networking
PAINEL | Cidades Inteligentes: como utilizar os dados gerados pelos veículos
Flavio Sakai – Harman do Brasil
Martín Ravetti – UFMG
Heitor Ramos – UFMG
⇒ Trilha Conectividade
⇒ Auditório Mob
PALESTRA | A contribuição de projetos de demonstradores para o setor ferramental
⇒ Trilha Ferramental
⇒ Espaço Tech
PAINEL | O futuro das baterias veiculares: desafios e perspectivas
Cassiano Rech – UFSM
Moderação: Bruno Portela – PNME
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Economia da Colaboração: plataformização e clusterização no setor ferramental
Aldo Russo – Kreare
Hugo Souza – Zextec
⇒ Trilha Ferramental
⇒ Auditório Mob
PAINEL | Mob_Lab: uma jornada de capacitação e desenvolvimento profissional
Paola Campiello – CNH
Natalia Ceragioli – CNH
Marcelo Costa – UFMG
Yohana Sofia – Participante Mob Lab
Lorenzo Bicalho – Participante Mob Lab
Lucas Lourenço – Participante Mob Lab
Mariana Delgado – Participante Mob Lab
Jose Freitas – Participante Mob Lab
⇒ Trilha Conectividade
⇒ Espaço Tech
PALESTRA | Segurança Veicular: desafios do transporte de pessoas
⇒ Trilha: Mobilidade
⇒ Auditório Mob
Café Networking
Encerramento - 1º Dia
Credenciamento
PAINEL | Projetos estruturantes: o papel dos programas prioritários do Mover
Ana Eliza Cruz Braga – Fundep
Ana Luisa Lage – SENAI
Paulo Villarim – BNDES
Luciano Souza – Embrapii
Newton Hamatsu – Finep
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Auditório Mob
PALESTRA | Propriedade conectada: conectividade em áreas agrícolas
⇒ Trilha Conectividade
⇒ Auditório Mob
PAINEL | Rota in Curso: Capacitação no Setor ferramental e lançamento de Chamada Pública de Novas Escolas
Isabela Tolentino – Fundep
⇒ Trilha Ferramental
⇒ Espaço Tech
Café Networking
PAINEL | A contribuição de startups para o setor ferramental: Demoday Rota Challenge
Edna Schmitt – Walbert Ferramentaria
Felipe Vitoriano – Vitau Automation
Mauricio Finotti – I-Sensi
Rodrigo Juliani – Minerva
Renata Parma – Sensio
Sergio de Oliveira – 3R Ferramentaria
⇒ Trilha Ferramental
⇒ Auditório Mob
PALESTRA | Hidrogênio verde: perspectivas e desafios no setor de mobilidade
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Espaço Tech
PALESTRA | Tecnologia da privacidade e segurança de dados
⇒ Trilha Conectividade
⇒ Espaço Tech
PAINEL | Inovação em indústria de pequeno e médio porte
Camila Romagnoli – Parstech
Marcelo Tomazetti – Gaspec
Evandro Fernandes – FR Tools
Neuraci de Carvalho – Sindipeças
⇒ Trilha Ferramental
⇒ Espaço tech
PAINEL | Papel do etanol na mobilidade sustentável do futuro
Christian Coronado – UNIFEI
Mona Lisa Moura – UECE
Leonardo Amaral – Stellantis
Ronaldo Gonçalves – FEI
⇒ Trilha Mobilidade
⇒ Auditório Mob
Almoço Networking
Encerramento
PARTICIPE DO MOB TECH
A experiência será presencial no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo – SP, nos dias 28 e 29 de agosto, com 3 trilhas de conteúdo e muitas oportunidades.
EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DE PD&I
Conheça projetos em andamento pela Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular; e Linha VI – Conectividade Veicular.
ICT: Senai
Coordenador geral: José Luciano de Assis Pereira
ICTs associadas: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais – Centro de Inovação e Tecnologia SENAI – CIT; Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica – ISI SIM; Comando da Aeronautica Empresas.
Empresas: General Motors do Brasil Ltda; FCA FIAT CHRYLER Automóveis Brasil Ltda; Sodecia Minas Gerais Industria de Componentes Automotivos Ltda; TRDI Traço Desenvolvimento Industrial Ltda; Injetaq Industria e Comércio Ltda; Voa Industria e Prestação de Serviços Eireli; 6Pro Virtual and Practical Process Ltda; Umlaut do Brasil Consultoria e Serviços de Eng. Ltda.
Objetivo: Automatização da atividade do desenvolvimento de projeto de ferramentas de estampagem, automatizando o desenvolvimento e a modelagem dos elementos que possuem características funcionais identicas.
ICT: UFSC
Coordendor geral: Carlos Maurício Sacchelli
ICTs associadas: Fundação Universidade de Caxias do Sul – FUCS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais – Centro de Inovação e Tecnologia SENAI – CIT; Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica – ISI SIM
Empresas: Toyota do Brasil; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis Ltda; Gama Industria de Matrizes Ltda; Ferramentaria JN; IMM Indústria de Moldes e Matrizes Ltda; Oerlikon Balzers Revestimentos Metálicos Ltda; Magma Engenharia do Brasil; Wetzel S.A.; General Motors do Brasil Ltda
Objetivo: Desenvolvimento de técnicas para a melhoria na vida útil das ferramentas de injeção de alumínio, por meio do estudo e incorporação de novos tratamentos, revestimentos de superfície e adição de materiais visando a redução do desgaste e à fadiga térmica das cavidades e o número de intervenções para manutenção no mesmo.
ICT: SENAI-SC
Coordenador geral: Luís Gonzaga Trabasso
ICTs associadas: Universidade Federal de Santa Maria; Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros; Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica – ISI SIM; Centro de Inovação e Tecnologia SENAI – CIT MG; Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Empresas: Schulz Automotiva; Nidec Global Appliance; WEG Equipamento Elétricos ; Granaço Fundição; Hyundai Motor Brasil; Stara; Industria de Implementos Agrícolas; General Motors do Brasil; Volkswagen do Brasil Industria de Veículos Automotores; Scania Latin American; Nova Era Soluções Ambientais; Associação Brasileira de Fundição; Mineração Jundú; Gaspec Mecânica Industrial de Precisão; Farcco Tecnologia Industrial; Agrale; Metalúrgica Eldorado; Tupy.
Objetivo: Produção de um lote piloto de peças fundidos e validado. Assim, a execução desse projeto, irá contribuir de forma relevante para a implantação da tecnologia de impressão 3D em areia de moldes e machos no Brasil, aumentando a competitividade e fortalecendo toda a cadeia automotiva e agrícola.
ICT: Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (SC)
Coordenador geral: Moises Felipe Teixeira
ICT associadas: Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados.
Empresas: General Motors do Brasil; Ford Motor Company Brasil; Robert Bosch; Beckhoff Automação Industrial; Peugeot Citroen do Brasil Automóveis; GTF Industrial; Moldtool Ferramentaria; MA Automotive do Brasil; FCA FIAT CHRYLER Automóveis Brasil; Scania Latin American; Amoveri; Metal Técnica Bovenau.
Objetivos: Monitorar e controlar os ativos de ferramentas e moldes na cadeia de ferramentarias; Identificar, adquirir e operacionalizar os sensores e sistemas de medição para monitorar – nas ferramentarias – as variáveis de desempenho dos equipamentos (e.g. quantidade de peças / hora); Desenvolver e implementar o sistema Dashboard nas OEM a partir dos dados dos equipamentos nos fornecedores; Implementar e analisar casos de aplicação do sistema Dashboard entre as OEM e sistemistas e/ou ferramentarias.
ICT: Senai – CIMATEC
Coordenador geral: Valter Estevão Beal
ICTs Associadas: Universidade Federal da Bahia – UFBA; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Empresas: Engineering Simulation and Scientific Software Ltda (ESSS); Moldit Brasil Ltda; Renault do Brasil S.A.; Open Mind Tecnologia Brasil Ltda; Union Industria de Moldes e Comercio Atacadista de Máquinas Eireli; Ford Motor Company Brasil Ltda; SMRC Fabricação e Comércio de Produtos Automotivos do Brasil Ltda.
Objetivo: Demonstrar a viabilidade do uso de ligas de alumínio como material base para a fabricação de moldes de injeção voltados para alta produtividade, visando competitividade global no ciclo de vida da peça termoplástica injetada.
Eixo: BIO
Coordenador Geral: Ricardo Belchior Torres
ICT: Fundação Educacional Inaciana – FEI
ICTs Associadas: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Instituto Nacional de Tecnologia – INT; Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
Empresas participantes: AVL South América; Sabó Indústria e Comércio de Autopeças
Objetivo: O projeto trata da reforma catalítica de etanol, aproveitando o calor residual de escape de um motor de combustão interna de etanol, e adicionado o hidrogênio gerado na mistura de combustível, para o aumento da eficiência. A mistura do gás rico em hidrogênio gerado, com o combustível regular empregado pelo motor de combustão interna (ICE), o etanol, resulta em importantes economias de combustível e redução de gases de efeito estufa e emissões de partículas.
ICT: PUC-RIO
Coordenador geral: Florian Andrade
ICT associada: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN-CNEN
Empresas: Mercedes-Benz do Brasil Ltda.; Ipiranga Produtos de Petroleo S.A.; FCA FIAT CHRYLER Automóveis Brasil Ltda; Robert Bosch Ltda.; Umicore do Brasil Ltda.
Objetivo: Avaliar os ganhos de desempenho e ambientais de MCI pela injeção de hidrogênio produzido a bordo. O desenvolvimento e a construção de uma bancada de testes para avaliar a eficiência de catalisadores para geração a bordo de hidrogênio por reforma a vapor utilizando etanol hidratado comercial. Este hidrogênio produzido será introduzido no motor de combustão interna através do sistema de recirculação de gases (EGR) para otimizar a combustão, diminuir o consumo de combustível e, por consequência, reduzir o impacto ambiental devido às emissões de poluentes.
ICT: UFSM
Coordenador geral: Cassiano Rech
Empresa: Supplier Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos Ltda
Objetivo: Desenvolver uma estação de recarga rápida que resulte em um menor impacto na rede elétrica ao qual está conectada, principalmente em rodovias mais distantes de centros urbanos, uma vez que a energia absorvida pela estação durante as recargas pode ser suprida parcialmente ou totalmente pelo sistema de armazenamento de energia e o sistema fotovoltaico de geração de energia, minimizando os custos de adaptações do sistema elétrico ao qual a estação será conectada.
ICT: ITA
Coordenador geral: Marcus Henrique Victor Júnior
ICT associada: Associação Cultural de Renovação Tecnologica Sorocabana
Empresa: E-Mob Center Ltda
Objetivo: Desenvolver um Sistema de Gerenciamento de Bateria (BMS, de “Battery Management System”, em inglês), também conhecido como o “cérebro” da bateria, responsável pela eficiência, segurança e longevidade das mesmas. O BMS deve ser passivo e universal, na medida em que deve usar técnicas de dissipação em células com maior carga do pack de baterias, removendo a energia em excesso por meio de uma resistência até que a tensão ou carga seja igual à das células mais baixas, nivelando-as. Enquanto universal, buscar-se-á um BMS que possa atender, e ser aplicado, a uma grande variedade de tipos e requisitos de packs de baterias, flexibilizando seu uso e atendendo a um mercado mais amplo. Para tanto, deve-se entender “universal” como aquele que BMS com “topologia universal” e com SoC/SoH selecionável para múltiplas químicas.
ICT: USP
Coordenador geral: Diego Colón
ICT associada: Universidade de Brasília
Empresas: AVL South América Ltda.; Robert Bosch Ltda.; Continental Automotive do Brasil Ltda.; Vector Informática Brasil Ltda.; Schaeffler Brasil Ltda.; Marelli Cofap do Brasil Ltda.; FCA FIAT CHRYLER Automóveis Brasil Ltda
Objetivo: Obter um sistema de estabilidade avançado, a partir de uma suspensão semi-ativa, implementada com uma barra estabilizadora ativa e um amortecedor controlados eletronicamente. O respectivo software de gerenciamento da função estabilidade integrará o controle individual de cada um destes componentes, otimizando a contribuição dos mesmos, que atuarão em conjunto com o processo de frenagem diferencial eletrônica que será implementada no veículo plataforma do projeto SegurAuto aprovado na primeira chamada, aumentando a segurança do veículo.
ICT: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Coordenador geral: Rodrygo Luis Teodoro Santos
ICT’s associadas: UFCG; UFOP
Empresa: Stellantis
Objetivo: Pesquisa e desenvolvimento de modelos de recomendação de produtos e serviços para o ambiente veicular, desenvolvimento de protótipos para demonstração dos modelos propostos, avaliação empírica dos modelos propostos.
ICT: FACENS
Coordenador geral: Roberto Silva Netto
ICTs associadas: Technische Hochschule Ingolstadt – THI; Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR; Universidade de São Paulo Campus de São Carlos – USPSC
Empresas: FCA FIAT Chrysler Automoveis Brasil LTDA; TIM S.A.
Objetivo: Desenvolver um ecossistema interconectado e cooperativo ecossistema no campus da Facens com sensores conectados via rede 5G e C-V2X. Um usuário vulnerável de estrada (VRU) é um termo utilizado para descrever um pedestre, ciclista, motociclista ou qualquer outro indivíduo que esteja em maior risco de lesões ou morte quando envolvido em uma colisão com um veículo motorizado. Os usuários vulneráveis de estrada frequentemente estão desprotegidos e têm visibilidade limitada, tornando-os mais suscetíveis a acidentes causados por veículos motorizados. Esses indivíduos podem incluir crianças, idosos, pessoas com deficiências ou aqueles que estão caminhando, pedalando ou usando outros modos de transporte não motorizados. Em muitos casos, os usuários vulneráveis de estrada também têm maior probabilidade de se envolver em acidentes devido à negligência dos motoristas de veículos motorizados.
ICT: UFRJ
Coordenador geral: Miguel Elias Mitre Campista
ICT associada: Universidade de São Paulo – USP
Empresas: FCA FIAT Chrysler Automóveis Brasil Ltda.; Mobway Ltda.
Objetivo: Desenvolver aplicações inteligentes que utilizem dados provenientes de veículos, sem que haja violação de privacidade dos usuários envolvidos. A aquisição dos dados já é realizada pelas montadoras sendo, porém, limitada pela desconfiança de alguns proprietários de veículos e consequentes cui-dados para que não haja perda de privacidade. O objetivo fundamental deste projeto é, portanto, remover entraves para o pleno desenvolvimento de aplicações que se sirvam de fontes distribuídas de dados e ainda adicionar valor aos dados coletados. Tal obje-tivo abre horizontes ainda não explorados na indústria automobilística, já que permite que as aplicações se adaptem a padrões de condução através de uma maior confiança na concessão de dados. Para isso, técnicas de aprendizado de máquina distribuído, ou aprendizado federado (FL) e computação confiável são usadas. O aprendizado federado prevê o treinamento de modelos de aprendizado de máquina de forma distribuída, sem que haja necessidade de envio de dados brutos até uma entidade central. Este projeto defende e emprega essa abordagem para desenvolvimento de aplicações, sendo adaptada quando necessário à realidade das montadoras.
SOBRE O MOVER
O programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), substituto do Rota 2030, é uma iniciativa do Governo Federal que amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logística.
A Fundep é a coordenadora de três programas prioritários: Limha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas; Linha-V – Biocombustíveis, Segurança e Propulsão Veicular; e Linha VI – Conectividade Veicular.